Conhecimento

Quais são os cinco reinos da biologia?

Escrito por rochelle leggett | Traduzido por pamela oliveira
Quais são os cinco reinos da biologia?

Todas as plantas estão incluidas no reino Plantae

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Na biologia, todos os organismos da Terra são divididos em categorias. Isso torna mais fácil identificar as características de um organismo, pois todos os organismos de uma categoria possuem traços similares. O sistema mais comumente usado para categorizar os seres vivos é o sistema dos cinco reinos. A maior categoria nesse sistema é o Reino e possui cinco subdivisões: Animalia, Plantae, Fungi, Monera e Protista. Todos os organismos conhecidos encaixam-se em um desses reinos.

Outras pessoas estão lendo

Animalia

O reino Animalia inclui todos os animais. Para ser classificado como membro do Animalia, um organismo deve ter características comuns a todos os animais. Animais são organismos multicelulares, sem paredes celulares e cloroplastos e possuem estruturas celulares complexas com organelas e núcleo. Todos os animais são heterótrofos e precisam alimentar-se de outra forma de vida, ou seja, não produzem energia sozinhos. A maior parte de seus membros possui células especializadas em tecidos e muitos deles possuem meios de locomoção, como flagelos, cílios ou tecidos musculares.

Plantae

O reino Plantae inclui as plantas e, como os do reino Animalia, são multicelulares. Entretanto, os membros de Plantae são autótrofos e absorvem energia solar e nutrientes inorgânicos com estruturas celulares chamadas cloroplastos. Apesar de seus gametas terem mobilidade, a forma adulta desses organismos não possui meio de locomoção. Todas as células dos membros do Plantae têm organelas, núcleo e parede celular, que as ajuda a manterem uma forma rígida.

Fungi

Membros do reino Fungi incluem os fungos. Todos membros do Fungi são multicelulares e não têm forma de locomoção. Normalmente, os membros desse reino vivem sobre um substrato, que usam de alimento. Eles possuem estruturas celulares complexas com organelas e paredes celulares, como as plantas, mas não possuem cloroplastos. Eles adquirem nutrientes secretando enzimas digestivas e absorvendo-os. A maioria é saprófita e absorve nutrientes de matéria orgânica morta, mas alguns são parasitas.

Monera

Membros do reino Monera são todos unicelulares e extremamente pequenos. Eles não possuem estruturas celulares como organelas e núcleo, em seu lugar têm uma única fita circular de DNA como material genético. Os membros desse reino são os mais antigos habitantes do planeta. Podem ingerir nutrientes ou gerá-los via fotossíntese, apesar da maioria ser heterótrofa. Diferente dos outros reinos, que possuem outros métodos de reprodução, os membros do Monera só reproduzem-se de maneira assexuada.

Protista

Membros do Protista são, geralmente, unicelulares e o reino tem uma boa variedade de seres. A maior parte deles locomove via-se cílios, flagelos ou movimentos ameboides e não possui parede celular. Todos possuem núcleo e organelas, mas alguns possuem cloroplastos e outros não. Isso faz com que os membros sejam, depois, divididos entre aqueles mais semelhantes às plantas e aqueles mais semelhantes aos animais, porque aqueles que possuem cloroplastos podem usar o sol como fonte de energia, enquanto os que não os possuem precisam ingerir nutrientes. Apesar desses organismos terem algumas características em comum, esse grupo pode ser considerado um grupo para organismos que não se encaixam nos demais grupos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media