Quais são os clientes nível um e nível três?

Escrito por casey helmick | Traduzido por dão neto
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Quais são os clientes nível um e nível três?
Cliente de nível alto nunca temem em comprar da empresa (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Muitas empresas irão usar um sistema de níveis para classificar seus clientes e ajudar os funcionários a aprenderem quais clientes merecem mais tempo e atenção. Ser um cliente de nível alto significa que a empresa vê que consegue um maior lucro com você - a qual não está preocupada em lhe contar sobre ofertas especiais para colocar mais produtos e serviços em suas mãos. Muitas empresas utilizam o sistema de níveis, mesmo que não admitam ou digam abertamente a qual nível você pertence.

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Nível um

Clientes nível um são o nível mais baixo de clientes. Quando empresas classificam alguém como cliente nível um, elas estão considerando-o um cliente de qualidade inferior, que pode facilmente custar à empresa o mesmo que esta pode evadir do mesmo. Frequentemente, esses tipos de clientes, são aqueles que ligam repetidamente com reclamações falsas na tentativa de ganhar descontos ou produtos de graça da empresa ou incomodar a companhia de outras maneiras.

Nível dois

Clientes nível dois são a maior parte dos negócios das maiorias das empresas. Essas dizem que a venda mais difícil são para os clientes de primeira viagem, razão pela qual os clientes nível dois são tão importantes. Esses são os clientes que retornam uma vez ou outra para fazer compras grandes e pequenas. As empresas algumas vezes nomeiam os clientes nível dois como os clientes leais, e usualmente gastam a maior parte do seu tempo e recursos para atrair esse grupo.

Nível três

Clientes nível três costumam fazer parte de uma pequena porcentagem dos clientes de uma empresa, já que estes são vitalícios: clientes que não apenas são leais, mas também não tem problemas de gastar ou investir em sua empresa. Estes clientes estão muitas vezes ansiosos para expandir seus serviços existentes e comprar novos produtos de sua empresa.

Como as empresas utilizam a classificação de clientes

Muitas empresas utilizam o sistema de classificação para a comercialização e períodos promocionais; por exemplo, quando uma empresa olha para clientes que "desistiram" ou pararam de comprar dela, o nível do cliente, muitas vezes, irá afetar o que a companhia faz ou como lida com a situação. Se um cliente nível um sai, a empresa, como o vê como um obstáculo, não considera uma perda real; se um cliente nível três sai, então a empresa irá procurar por novos métodos ou produtos que foram lançados que causaram a saída do cliente.

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