on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as competências distintivas de uma empresa

Atualizado em 23 março, 2017

Toda empresa tem um conjunto de competências utilizadas para diferenciá-la da concorrência e para ajudá-la a ganhar participação de mercado e lucros. Entender o que são essas competências e como elas impactam a vantagem competitiva é extremamente importante em um acirrado ambiente de negócios onde todas as vantagens podem ser essenciais para o contínuo sucesso e até sobrevivência de uma empresa.

Competências distintiva ajuda a diferenciar a empresa de seus concorrentes (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Competência

Uma competência é algo que a empresa faz bem, algo em que ela é competente. Por exemplo, uma empresa de transportes pode ser muito boa em planejar a mais eficiente rota para entrega de mercadorias; uma empresa de fabricação de produtos que consegue ter um tempo de processamento de pedidos mais rápido. A maioria das empresas possui competências, algumas delas são mais significativas que as outras.

Loading...

Competência essencial

As competências essenciais são aquelas que uma empresa faz muito bem e são centrais ao negócio. Uma competência essencial é mais importante do que a competência geral, já que essa aborda alguns aspectos das principais funções da empresa. Por exemplo, uma empresa de publicidade pode ter um processo bastante eficiente de folha de pagamentos. Porém, como isso não é importante para seu negócio principal, não será qualificado como uma competência essencial. De outro lado, uma reputação por anúncios divertidos e de alta qualidade seria uma competência essencial para essa mesma empresa, já que essa reputação é diretamente ligada ao seu negócio principal.

Competência distintiva

Uma competência distintiva é uma competência essencial que diferencia a empresa de seus concorrentes. Por exemplo, se todas as empresas de publicidade de um determinado mercado forem conhecidas por anúncios divertidos e de alta qualidade, essa competência essencial não será distintiva, porque ela não diferencia uma empresa de todas as outras. Porém, considere a indústria da manufatura em que defeitos são comuns. Uma empresa que manufatura e consegue fornecer produtos que são confiáveis terá uma competência distintiva que lhe diferenciará de seus concorrentes.

Vantagem competitiva

O valor de uma vantagem distintiva é que uma empresa pode usá-la para criar uma vantagem competitiva. Uma vantagem competitiva, conforme sugerido pelo nome é um aspecto da empresa que lhe deixa em vantagem em comparação com seus concorrentes. Uma vantagem competitiva pode permitir que uma empresa permaneça bem sucedida por mais tempo e ajuda a garantir que ela tenha uma consistente participação de mercado e obtenha confortáveis lucros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...