Quais são os conceitos básicos da contabilidade financeira

Escrito por jerome felix | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os conceitos básicos da contabilidade financeira
Contabilidade (dinheiro image by fran_ from Fotolia.com)

A contabilidade financeira conserva as operações comerciais em livros como transações financeiras. Uma demonstração dessas transações mostra a empresários, proprietários de empresas e investidores como uma empresa está se saindo financeiramente. Registros financeiros facilitam o uso de índices financeiros para obter mais detalhes sobre as operações de uma empresa e a posição dela. Se qualquer informação sobre essas demonstrações contábeis ou livros não corresponder à contagem de caixa e ao inventário, o negociante ou a empresa é obrigada a examinar sua transação para resolver os erros.

Outras pessoas estão lendo

Caixa e tipos de regime de contabilidade

A contabilidade de caixa é baseada em transações em dinheiro. Por exemplo, se um comerciante vende uma lâmpada a crédito, ele não leva em conta a venda até que receba o dinheiro. Uma vez que o banco processa o pagamento e coloca dinheiro em sua conta, ele registra a venda. Uma despesa não é contada nos livros até que seja paga. Sob a contabilidade de exercício, a transação é registrada logo que é feita. Por exemplo, um comerciante usando esse método registra cada venda imediatamente, mesmo que ele ainda não tenha recebido o pagamento. Ele também registra gastos quando eles são efetuados.

Balancete

Ativos correntes são itens geradores de caixa que podem ser convertidos em dinheiro no prazo de um ano. Cheques, ordens de pagamento e contas a receber são incluídos nesta categoria. Os ativos não correntes demoram mais de um ano para serem convertidos em dinheiro. Isso inclui prédios, fábricas, equipamentos, computadores e qualquer equipamento que a empresa use para ganhar dinheiro. Os passivos são obrigações financeiras da empresa, tais como contas. Passivos que devam ser pagos em um ano são passivos correntes, aqueles que serão pagos em um prazo maior do que um ano são passivos de longo prazo. Patrimônio líquido representa o dinheiro que os proprietários têm investido em uma empresa. Total do ativo no balanço deve coincidir com a soma de passivos totais e patrimônio do proprietário; Ativos = Passivos + Patrimônio líquido.

Demonstração de resultados

Faturamento líquido é o total de vendas que a empresa fez em seu ano contábil. O "custo dos bens vendidos" representa o quanto a empresa gastou para fazer estes bens. "Lucro bruto" representa a quantidade total de dinheiro que a empresa fez durante o ano contábil. As "Despesas gerais e administrativas de vendas" são o que a empresa paga para operações não envolvidas diretamente em fazer as mercadorias. "Resultado operacional" representa o lucro obtido pela empresa a partir de suas operações. "Resultados antes dos impostos" é o lucro total que a empresa tem antes de impostos. "Resultado após impostos" é o dinheiro que a empresa possui após o pagamento dos impostos. O conceito básico por trás da declaração de renda é representada pela fórmula Receitas - Despesas - Impostos = Lucro líquido.

Demonstração do fluxo de caixa

Esta declaração representa o dinheiro que entra e sai de uma operação comercial. Ela avalia o movimento de caixa com operações, investimento e financiamento. Esta declaração começa com o lucro líquido para o ano fiscal que acaba de terminar. Ela lista adições e subtrações , em dinheiro. As adições são acrescentadas ao lucro líquido para chegar a uma nova soma. As subtrações de caixa são retiradas deste novo montante, e os resultados são listados como "caixa líquido das operações". O fluxo de caixa de investimento é adicionado a este novo valor líquido. O fluxo de caixa do financiamento é subtraído para fornecer o novo fluxo de caixa para o ano fiscal que acaba de terminar.

Cronograma

Atividades de contabilidade financeira acontecem toda vez que uma transação ocorre. Por exemplo, se um litro de leite é vendido, o inventário é reduzido em um litro de leite. Dinheiro ou contas a receber aumenta no valor de um litro de leite. Demonstrações financeiras como a folha de demonstração do fluxo, demonstração de resultados e balanço de caixa, são feitas a cada três meses ou um ano. Há quatro trimestres em um ano fiscal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível