Quais são as consequências de uma enchente?

Escrito por gabriellet | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as consequências de uma enchente?
À exceção de enchentes-relâmpago, enchentes geralmente não são fatais (flooding image by John Sandoy from Fotolia.com)

Aumentando em frequência devido aos efeitos ambientais do El Niño e ao rápido desmatamento, as enchentes agora são responsáveis ​​por 40% de todos os desastres naturais no mundo, de acordo com um relatório preparado pela Oracle Thinkquest. Embora o início de uma enchente possa ocorrer em questão de minutos, as consequências ambientais e sociais desse desastre natural pode durar anos.

Outras pessoas estão lendo

Deslocamento

Um dos efeitos mais imediatos e devastadores de uma grave inundação é o deslocamento de pessoas cujas casas foram destruídas. Já que outros fenômenos climáticos, como furacões, tornados e terremotos, muitas vezes acompanham as enchentes, a destruição de casas podem ser irreparáveis​​. Os abrigos construídos para apoiar os desabrigados podem ser apertados e superlotados, e muitas vezes não são suficientemente equipados para abrigar um elevado número de ocupantes por períodos de tempo prolongados.

Quais são as consequências de uma enchente?
Durante o furacão Katrina, desastre de 2005, o New Orleans Superdome acolheu milhares de desabrigados americanos (Football fourty yard marker image by Jim Mills from Fotolia.com)

Saúde pública

As condições insalubres, e a superlotação nos abrigos muitas vezes levam a um aumento acentuado de doenças transmissíveis. Muitas vezes, essas doenças ocorrem devido a um declínio no saneamento e higiene pessoal. Além disso, o relatório do Oracle Thinkquest afirma que doenças de pele e patógenos fluviais, como o Shigella, representam uma ameaça para aqueles que frequentemente percorrem níveis altos de inundação.

O Oxford Journal Epidemiologic Reviews discute que as lesões físicas que os indivíduos sofrem em uma enchente pode ocorrer devido a linhas de alta tensão, árvores e outros detritos derrubados. Essas lesões podem aparecer durante o aparecimento inicial da inundação ou mais tarde, durante o esforço da limpeza. As lesões que caso contrário teriam sido menores, como um corte na perna, podem se tornar mais graves ou até mesmo um risco de vida, devido à falta de acesso aos hospitais.

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é muito comum entre as pessoas que testemunharam a destruição de suas casas, de acordo com o Oxford Journals Epidemiologic Reviews. A ansiedade desses indivíduos está ligada à enchente e pode dificultar a sua capacidade de seguir em frente. Problemas de abuso de substâncias também têm sido associados a desastres naturais em grande escala.

Talvez o problema de saúde pública mais urgente que surge como consequência de enchentes é a contaminação das fontes de água. Vazamentos de esgoto e de produtos químicos pode liberar excreções, toxinas e outros agentes patogénicos ao abastecimento de água. Devido ao grande número de pessoas deslocadas, a contaminação pode tornar quase impossível a garantia de água limpa suficiente para todos os desabrigados sobreviventes da inundação, afirma a FEMA.

Quais são as consequências de uma enchente?
As águas de uma enchente também podem significar um aumento das doenças transmitidas por mosquitos, como a malária e a encefalite (water mosquito image by Dumitrescu Ciprian from Fotolia.com)

Economy

A comunidade devastada por enchentes precisará de grande quantidade de dinheiro para ser reconstruída. Uma das primeiras prioridades é garantir um abastecimento de água potável, reparando os danos aos serviços públicos que fornecem água. Aqueles afetados por enchentes devem descartar alimentos que necessitam de refrigeração.

A destruição de casas e edifícios significa a perda de quase todo o rendimento da empresa. Embora essa pequena crise econômica possa durar por um curto período de tempo, ela pode acabar custando bilhões de reais a uma comunidade devastada pela enchente.

Os serviços públicos de saúde gratuitos administrados pelo estado necessitam de um grande orçamento para prestação de serviços para todos os feridos ou doentes. Outros programas administrados pelo estado, como um sistema de vigilância em saúde pública (formado para monitorar surtos de doenças, na sequência de uma enchente), também exigem grandes quantidades de dinheiro para funcionar, de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível