×
Loading ...

Quais são as constelações mais conhecidas encontradas no céu?

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar do manto de estrelas aparentemente aleatório que compõe o céu noturno, os astrônomos descobriram 88 constelações oficiais, ou grupos definidos de estrelas que podem ser mapeados e nomeados. A maioria das constelações mais conhecidas pode ser claramente vista a olho nu.

Depois de saber onde procurar, fica fácil encontrar constelações comuns no céu noturno (night sky image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Ursa Maior

A Ursa Maior é a constelação mais famosa de todas, graças ao seu formato tão característico de uma caçarola, que representa cerca de metade da constelação da Ursa Maior. O grupo de estrelas em forma de concha é uma das constelações mais visíveis e mais facilmente distinguíveis no céu.

Loading...

Ursa Menor

A Ursa Menor é uma versão menor da Ursa Maior. Essa constelação está localizada perto da Ursa Maior no hemisfério celestial norte e é mais reconhecida pela pequena caçarola, um grupo de estrelas que se parece com uma versão em miniatura da forma de concha da Ursa Maior. Outra característica famosa dessa constelação é a Polaris, conhecida como a Estrela Polar, que está localizada na extremidade do cabo da caçarola.

Órion

A constelação de Órion, também conhecida como Orionte, é um modelo altamente visível e extremamente reconhecível no céu noturno. Ela está localizada na linha do equador celestial e, portanto, é visível de todas as partes do mundo. A Órion é reconhecível por três estrelas brilhantes — Mintaka, Alnilam e Alnitak — que formam um padrão semelhante a um cinto. Essa constelação é baseada na mitologia grega e era vista pelos astrônomos gregos como um caçador desejando matar sua constelação vizinha, Touro.

Cassiopeia

A Cassiopeia é uma constelação localizada na porção superior do hemisfério celestial norte e foi uma das primeiras constelações descobertas por astrônomos gregos no século II. A Cassiopeia constitui uma forma de "W" ou "M" e é composta por cinco estrelas muito brilhantes, fazendo com que seja fácil de encontrar e ser vista no céu noturno. Ela está localizada em frente à Ursa Maior. A lenda da constelação é baseada na rainha etíope Cassiopeia, que era conhecida por sua vaidade e beleza incomparável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...