×
Loading ...

Quais cordas colocar num violão de 12 cordas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Encordoar um violão de 12 cordas pode ser confuso para alguém que não esteja familiarizado com o instrumento. Basicamente o processo é exatamente igual ao encordoamento num violão normal, mas para fazer isso corretamente para 12 cordas é preciso saber o posicionamento correto de todas as cordas.

Violões de 12 cordas são encordoados da mesma forma que violões de 5 cordas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Guitarras de 12 cordas

Uma guitarra de 12 cordas é basicamente uma guitarra de 6 cordas com cada corda dobrada. As 4 cordas mais graves são normais, do mesmo tipo encontrado em violões de 6 cordas, pareadas com uma corda mais fina que deve ser afinada uma oitava acima. Os 2 pares de cordas mais agudos devem ter ambas as cordas afinadas na mesma frequência. Isso é feito para criar um efeito natural de coro, que pode deixar o som do violão mais encorpado.

Loading...

Afinação

Os violões de 12 cordas devem ser afinados da maneira padrão. Para um violão normal, a afinação padrão é mi, lá, ré, sol, si e mi, de cima para baixo. Para um violão de 12 cordas, a afinação padrão (em pares) seria mi MI, lá LÁ, ré RÉ, sol SOL, SI SI e MI MI. As notas escritas em minúsculo indicam as cordas que devem ser afinadas uma oitava acima em relação à primeira corda do par.

Localização das cordas

Se você estiver segurando o violão corretamente no seu colo, a primeira corda que você verá é o par mais fino de cordas mi. A corda mais fina do par sempre vem antes da corda mais grossa num violão de 12 cordas. Se você não encordoar corretamente, você terá problemas na hora encordoar novamente. Começando pela corda mi mais embaixo até à mais superior é melhor ordem para assegurar que o encordoamento está sendo feito corretamente.

Espessura das cordas

A espessura das cordas de violão é medida em milésimos de polegadas. Violões de 12 cordas vêm com espessuras de (do mi mais baixo ao mi mais alto): 0,027, 0,047, 0,018, 0,039, 0,012, 0,030, 0,009, 0,023, 0,014, 0,014, 0,010, 0,010. Essas espessuras variam um pouco dependendo da marca e do tipo de cordas. As espessuras vêm escritas na embalagem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...