Quais cores de tinta para interior combinam?

Escrito por elizabeth nickelaid | Traduzido por hugo munarini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais cores de tinta para interior combinam?
Cores de tintas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Escolher cores para pintar interiores pode ser um pouco intimidante. Alguns proprietários têm tanto medo de cometer um erro que preferem ficar com o branco ou quase-branco em vez de ousar com as cores. Saber apenas um pouco sobre a teoria das cores pode lhe ajudar a decidir quais cores ficam bem juntas e quais combinações evitar. Mesmo se você fizer uma escolha ruim, erros de pintura nunca são fatais, apenas pegue seu rolo e tente de novo.

Outras pessoas estão lendo

Círculo cromático

O círculo cromático pode ser de uma ajuda infalível na hora de escolher cores para pintar. Ele possui as cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo - e a maioria deles também mostra as cores intermediárias. Uma das primeiras coisas a decidir é qual vai ser a cor predominante em seu cômodo. Vermelho, alaranjado e amarelo são cores quentes, energéticas e alegres. Verde, azul e violeta são cores frias e suaves. Quando você decidir a sensação que você quer e a cor principal que lhe ajudará a tê-la, você pode usar um círculo cromático para escolher outras cores para o cômodo.

Quais cores de tinta para interior combinam?
Tinta (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Cores análogas

As cores análogas são aquelas que estão do lado da outra no círculo cromático, como azul e verde ou vermelho e laranja. Essas cores combinam e vão bem juntas em um cômodo. Por exemplo, se você escolher uma paleta de azul suave, poderia decidir pintar uma parede adjacente de verde para tornar o quarto mais interessante.

Quais cores de tinta para interior combinam?
Cores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cores complementares

As cores complementares estão do outro lado do círculo cromático, como azul e laranja ou amarelo e roxo. Além de combinar, essas cores fazem cada uma destacar-se. Tons complementares deveriam ser utilizado para detalhes de cores em um cômodo, pois muito de um mesmo tom pode ficar grosseiro e exagerado. No exemplo anterior, do quarto azul relaxante, alaranjado pode ser uma cor adjacente em almofadas e obras de arte.

Quais cores de tinta para interior combinam?
Pintando (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Cartões de amostras de tintas

Qualquer lugar que você compre tinta terá cartões de cores para exibição. Cada cartão mostra uma gama de cores, do claro ao escuro, com um tom comum. Como as cores estão na mesma paleta, você pode escolher duas do mesmo cartão e ter certeza que elas vão combinar.

Quais cores de tinta para interior combinam?
Amostra de cores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Teste antes de comprar

Ainda indeciso? A maioria das lojas de tinta e reforma vende amostras. Compre-as nas cores que você estiver pensando em usar e pinte uma faixa grande no quarto desejado. Se você estiver pensando em usar as cores próximas uma da outra, pinte-as lado a lado. Observe as cores em horas diferentes do dia para ver como a iluminação afeta como elas parecem. Se depois de um tempo convivendo com elas e você ainda estiver satisfeito com as cores, compre toda tinta necessária para o serviço. Se você não estiver satisfeito, tente amostras de outras cores.

Quais cores de tinta para interior combinam?
Compra (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível