Mais
×

Quais são os cortes que um açougueiro faz em um porco?

Atualizado em 17 abril, 2017

Carne de porco é uma carne extremamente versátil, e uma da qual podem ser feitos uma série de cortes diferentes. A carne é dividida em seis seções e em cada uma destas, existem vários cortes diferentes. Estes cortes permitem diferentes métodos de cozimento, alguns cortes também podem ser curados.

Carne de porco é muito versátil (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Pernil

O pernil é cortado a partir da coxa da perna traseira do porco. Muitas vezes, é em fatias finas e curada, mas assar as juntas também é um alternativa. O pernil é sub-dividido em carne que passa a ser curada, que é vendida fresco para cozinhar em casa com acompanhamentos, que são as sobras.

Lombo

O lombo é composto pelas costas do animal, e oferece uma variedade de cortes diferentes. Ele contém o lombo, o corte mais macio do porco, que corre abaixo da coluna vertebral. As costelas (também conhecidas como costelas das costas do bebê) também são do lombo. Costeletas e costelas do porco são cortadas a partir do lombo também.

Barriga

Na barriga do porco faz-se cortes debaixo do animal, em torno de sua barriga. A carne desta parte do porco geralmente passa a ser feita em toucinho curado, que é preparado por muito salgamento da carne, em seguida, deixando-a para curar em condições de frio ou fumaça. A carne feita a partir da barriga tem um teor muito elevado de gordura. Como tal, é muitas vezes torrada ou grelhada, permitindo que a gordura evapore.

Sobrepaleta

A sobrepaleta é feita a partir do ombro do porco e, por vezes, pode conter a omoplata. Ela é usada para cozinhas pedaços de juntas e ossos, que são cortes que contêm parte do osso da omoplata. A carne é marmorizada com gordura, o que a mantém úmida se estiver sendo cozida por um longo tempo. Por esta razão, é frequentemente grelhada.

Paleta

A paleta do porco é tomada a partir da parte inferior da perna dianteira do porco, e é utilizada de forma semelhante à sobrepaleta. Assar essa carne, no entanto, contêm mais gordura que a sobrepaleta, assim a carne será suscetível de ser mais macia e úmida. Ela também pode ser curada no osso, ou utilizada para fazer salsichas.

Outra

Uma das razões do porco ser uma carne tão versátil é por causa de todos os cortes extras que ainda estão disponíveis fora das seis seções principais. Bochechas, orelhas, patas e cauda podem ser cozinhadas e comidas. A pele de porco geralmente é preparada e curada para fazer pequenos lanches, a banha é processada a partir do animal e vendida como um auxiliar para cozinhar e a cabeça pode ser cozida para formar a base de uma sopa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article