Mais
×

Quais são as crenças básicas dos luteranos?

Atualizado em 17 abril, 2017

A Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e a Igreja Luterana-Sínodo de Missouri (LCMS) são duas organizações religiosas distintas que têm como membros a maioria dos seguidores que compõem a denominação luterana. Martinho Lutero fundou a fé devido ao seu desacordo com as crenças fundamentais da Igreja Católica. A perspectiva de Lutero vê muitos dos rituais formais do catolicismo como desnecessários e obstáculos para a redenção espiritual. O luteranismo é uma forma de cristianismo que crê em Jesus como o Filho de Deus.

Martin Luther é conhecido como o "Pai da Reforma" (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Denominação protestante

Os luteranos acreditam que Deus é um ser trino. O conceito de Deus contém três seres separados, mas unidos, espiritualmente, que consistem no Pai, no Filho e no Espírito Santo. As crenças fundamentais dos luteranos consideram que a Bíblia é a escritura divina que contém instruções para a conduta humana adequada. Os luteranos acatam os ensinamentos do Antigo e do Novo Testamento. A Igreja batiza novos membros e crianças em cerimônias formais que simbolizam o perdão dos pecados e o alcance da vida eterna.

Graça

Os principais ensinamentos de Martinho Lutero professam que os crentes não obtêm a salvação por qualquer outro meio, senão a graça de Deus. Essa crença significa que as ações dos seres humanos não afetam o seu destino espiritual. Deus escolhe oferecer a salvação espiritual de seguidores, devido à sua vontade de renunciar transgressões individuais, por isso é a compaixão de Deus que salva a humanidade da condenação, não um acúmulo de boas ações. O poder e a decisão de conceder os seres humanos a vida eterna pertence a Deus.

Mesmo que seja a graça de Deus que salva a humanidade da condenação eterna, as pessoas devem acreditar. Elas precisam confiar na vontade e na mensagem de Deus para receber o Seu perdão e a Sua compaixão. O desenvolvimento de uma fé sólida é uma jornada individual entre os crentes e alguns podem demorar mais do que outros para atingi-la. A fé é mais do que apenas uma familiaridade com os ensinamentos da escritura, no entanto. É uma espécie de confiança cega, mas firme, na ideia de que há salvação eterna por meio de Jesus.

Reformas modernas

Alguns luteranos não acreditam na homossexualidade ou em casamentos do mesmo sexo. A Igreja Luterana-Sínodo de Missouri tem uma abordagem mais conservadora e tradicional para o problema. As congregações LCMS mantêm a crença de que a homossexualidade está em contraste com o que as escrituras ensinam e se esforçam para ajudar as pessoas a superar comportamentos homossexuais. A Igreja Evangélica Luterana não comprova os casamentos homossexuais, mas não permite que os membros abertamente gays tornem-se ordenados como ministros. Os luteranos da ELC não impedem que os homossexuais tornem-se membros da igreja ou discutam questões relacionadas ao fato de serem gays.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article