Mais
×

Quais criaturas marinhas se alimentam de camarão?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os camarões são pequenos crustáceos que se alimentam de plâncton, algas e qualquer matéria em decomposição; infelizmente para eles, são extremamente saborosos para muitos tipos de animais. Como são pequenos e abundantes, são parte essencial da dieta de peixes ao redor do mundo. Peixes grandes costumam se alimentar de camarão, mas alguns se destacam por ter o camarão como principal fonte de alimento.

Quase todos os tipos de animais marinhos se alimentam de camarão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Lula-gigante

A lula-gigante (Architeuthis dux) ainda é um habitante dos oceanos bastante desconhecido devido ao seu habitat inóspito nas profundezas do oceano, que torna extremamente difícil o estudo detalhado. Os hábitos alimentares da lula-gigante, porém, são conhecidos, com o camarão no topo da lista de lanches preferidos, além de peixes pequenos e, em alguns casos, pequenas baleias. As maiores dessas lulas pesam quase uma tonelada, portanto provavelmente ingerem grandes quantidades de camarão para satisfazer seu apetite.

Chocos

Os chocos (Sepioidea) são moluscos e parte da mesma família das lulas e polvos. Encontrados em áreas como as águas da costa australiana e Europa Ocidental, os chocos usam camuflagem para caçar presas que normalmente incluem camarões de águas profundas e outros tipos de criaturas marinhas. Já foram registrados espécimes que sobrevivem em profundidades tão baixas como 500 metros.

Polvo

O polvo comum (Octopus vulgaris) é um animal fascinante que adora comer camarão e outras criaturas marinhas pequenas, que usa sua tinta para desorientá-los e atacá-los. Eles podem crescer até um pouco mais que 1,20 m de comprimento e pesar até 450 gramas, embora sejam bem menores em média. São bons nadadores, capazes de capturar presas que nadam bem mais rápido que os camarões.

Cynoscion nebulosus

O Cynoscion nebulosus (truta marinha manchada), descrito pelo Texas Parks and Wildlife como "um dos peixes mais populares para pesca esportiva ao longo da costa do Texas", adora se alimentar de camarão, com trutas de tamanho médio se alimentando de camarão e peixes pequenos. Trutas maiores se alimentam principalmente de outros peixes em vez de camarão, tendendo a nadar próximo às algas marinhas de baías rasas e estuários durante a primavera e o verão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article