Quais são as defesas dos pássaros?

Escrito por sadie may | Traduzido por jessica araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as defesas dos pássaros?
A cor da penugem pode ajudar o pássaro a se camuflar em seu habitat para escapar de predadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As aves podem parecer frágeis, indefesas, mas estes animais desenvolveram várias maneiras de se defender e de defender seus filhotes contra predadores, incluindo o homem. De táticas simples, como fuga ou luta, a usar truques e camuflagem, as aves têm muitas maneiras de sobreviver ao ataque de um animal faminto.

Outras pessoas estão lendo

Voo

Uma das defesas mais importantes que um pássaro tem é o voo - alçando-se para o ar a fim de escapar dos predadores. No entanto, voar não é sempre a melhor defesa quando os predadores também voam, como gaviões e corujas. Hábil, o voo é a evasiva chave para sobreviver a ataques de aves de rapina. Enquanto voar não é uma opção para aves como os pinguins e avestruzes, estas espécies se adaptaram a ser capazes de nadar ou correr rapidamente para escapar do perigo.

Luta

Se um pássaro é incapaz de voar para longe ou está protegendo o filhote, métodos agressivos de defesa são utilizados. Mergulhar e bicar com bicos duros e usando as garras para atacar predadores é um método de conduzir os animais longe. Pequenos pássaros às vezes usam uma técnica chamada de "mobbing", que é o ato dos pássaros cercarem um predador e chamarem incessantemente dos galhos próximos e arbustos, na esperança de confundir o animal. O casuar, nativo da Austrália, é considerado a ave mais perigosa do mundo, porque ele usa suas garras cortantes de 4 polegadas para atacar animais ameaçadoras, até seres humanos.

Quais são as defesas dos pássaros?
O casuar pode matar predadores atacando-os ao usar suas pernas longas e fortes e suas garras afiadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Enganando

Algumas aves procuram evitar confrontos com predadores e usam vários métodos defensivos para escapar à detecção ou distrair os animais ameaçadores. A coloração natural da pena que permite que o animal se misture em seu habitat - camuflagem - é uma forma de escapar de detecção de predadores. Outra maneira de distrair um animal perigoso dos ninhos ou dos filhotes indefesos é os pássaros adultos fingirem que estão feridos atraindo o predador para longe da área. O borrelho-de-dupla-coleira é conhecido por sua capacidade de fingir que está com a asa quebrada, e às vezes também de que fez uma ninhada em um lugar que na verdade está vazio.

Quais são as defesas dos pássaros?
O borrelho-de-dupla-coleira às vezes finge que tem uma asa quebrada para levar os predadores longe de um ninho vulnerável. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Incomum

Aves encontradas em todo o mundo têm maneiras verdadeiramente únicas de se proteger e de proteger seus filhotes. Quando ameaçado, o fulmaríneo vomita um óleo irritante nos predadores. O mau-cheiro da substância brilhante alaranjada forma um casaco na pele do animal ou nas penas e faz com que embarace e perca sua qualidade de hidrofobia. Filhotes de coruja buraqueira fazem um chiado semelhante ao de uma cobra cascavel quando ameaçado. O Pitohui com capuz da Nova Guiné é realmente venenoso - ele come besouros específicos que possuem uma toxina como a de rãs venenosas. Tocando uma destas aves coloridas pode-se ficar com dormência e formigamento, e comer um pode resultar em doença grave ou morte.

Quais são as defesas dos pássaros?
O fulmaríneo vomita um mal cheiroso óleo nos predadores (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível