Desafios enfrentados pelos departamentos de RH no século 21

Escrito por nina dubois | Traduzido por cibele pissi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desafios enfrentados pelos departamentos de RH no século 21
Foco na inovação tecnológica e tutoria serão as marcas do RH no século 21 (technology computer image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

No século 21, o governo, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos procuram se adaptar a um ambiente profissional em constante mudança. Nos segmentos citados, o departamento de recursos humanos enfrenta alguns problemas específicos. O papel desse setor, a gestão de pessoas, inclui a contratação de novos funcionários, a administração de benefícios e também o acompanhamento do cumprimento de leis trabalhistas. Para se preparar melhor para a nova face da gestão de recursos humanos, os departamentos de RH devem enfrentar os desafios de manter e formar uma mão de obra talentosa.

Outras pessoas estão lendo

Mão de obra multigeracional

Um dos maiores desafios que o departamento de recursos humanos encara é abrigar várias gerações dentro de uma única equipe de trabalho. Hoje em dia, os chamados "Baby Boomers", "Baby Busters", Geração X e Geração Y são membros de equipes que podem trabalhar na mesma empresa; muitas vezes, com necessidades, expectativas e qualidades diferentes. Por exemplo, enquanto cerca de 76 milhões de "Baby Boomers" nos Estados Unidos estão empregados, quando eles se aposentarem, o século 21 verá mudanças radicais nas expectativas presentes no ambiente profissional e fora dele. Para a mão de obra que está entrando no mercado de trabalho, a mentalidade do passado de estar "contratado para o resto da vida" será obsoleta, pois cada vez mais os trabalhadores tendem a trocar de emprego depois de três a cinco anos servindo uma empresa. Ao colocar mais ênfase no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, as pessoas serão motivadas por oportunidades de aprendizado e feedback positivo. Para manter esses indivíduos, os departamentos de RH deverão estar prontos para atender a tais necessidades.

Mudança de papel

À medida que se preparam para o século 21, os departamentos de recursos humanos devem se adaptar para o seu novo papel dentro das empresas. Ao mudar de uma abordagem tradicional para uma estratégica, a gestão de pessoas no século 21 será muito mais dinâmica que foi no passado. As funções básicas pessoais que marcaram a gestão do RH tradicional, como a manutenção de arquivos e registros pessoais, assim como o processamento de documentos, serão substituídas por um foco na promoção das capacidades, habilidades e conhecimentos dos funcionários. Os departamentos de RH podem se preparar melhor para sua mudança, adotando uma "perspectiva de investimento humano" que seja mais ativa que reativa e que não conte com as estruturas organizacionais hierárquicas do passado. Em vez disso, o foco será em atender às necessidades dos consumidores e funcionários, tanto como em usar estratégias empresariais nas políticas e práticas de recursos humanos.

Desafios no recrutamento

Recrutar uma mão de obra que reflita a realidade dos dias atuais é outro desafio para os departamentos de RH. Para enfrentar a dificuldade em atrair uma nova geração de colaboradores, os profissionais do RH podem apostar na popularidade da internet. Ao considerar ofertas de empregos online e sites de empresas, os departamentos de recursos humanos são capazes de realizar recrutamento dia e noite. Portanto, com esse escopo mais amplo, os esforços dos recrutadores não podem mais ser limitados à "sala do RH" e envolverá cada vez mais numerosos setores e pessoas atuantes dentro de uma organização.

Para desenvolver um capital humano que reflita a diversidade de consumidores e clientes, os departamentos de RH devem chegar aos grupos minoritários que foram discriminados e excluídos no passado. As estratégias de recrutamento podem incluir o uso de recrutadores minoritários, tendo como alvo as universidades com um elevado contingente de minorias e trabalhar nas relações com organizações minoritárias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível