×
Loading ...

Quais são os deuses adorados pelos hindus?

Atualizado em 17 abril, 2017

O hinduísmo se desenvolveu no vale do rio Indo entre 4.000 e 1.500 a.C, sendo geralmente considerada a mais antiga religião do mundo. Com cerca de 950 milhões de praticantes, é a terceira maior religião depois do cristianismo e do islamismo. De acordo com o site Religious Tolerance (tolerância religiosa), emde 2010 cerca de 1,5 milhões hindus viviam nos Estados Unidos. Os ocidentais, por vezes, consideram as crenças hindus bastante confusas.

Krishna seria a encarnação do deus Vishnu (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Hinduísmo e deus

O hinduísmo é às vezes descrito como uma fé politeísta com 330 milhões de deuses. No entanto, o número 330 milhões é uma simbologia para mostrar que deus habita em todos os seres vivos. Os hindus, por vezes, são considerados monoteístas porque reconhecem uma divindade suprema ou força unificadora, chamada de Brâman. Muitas seitas do hinduísmo também são consideradas como henoteístas porque eles adoram um deus apesar de reconhecer a existência de outros. No entanto, a maioria dos hindus não está preocupado com rótulos. Como diz o texto sagrado de "Rig Veda", "A verdade é uma, mas diferentes sábios a chamam por nomes diferentes."

Loading...

A trindade Brahma

Muitos hindus consideram as divindades Brahma, Shiva e Vishnu uma trindade, ou um deus com três aspectos. Brahma é o criador do universo. Ele constantemente cria novas realidades. Vishnu é o preservador que protege as realidades criadas por Brahma. Sempre que a dharma, que significa justiça ou dever, está em perigo, Vishnu desce dos céus em uma forma humana, ou avatar. Shiva, o destruidor, está sempre presente no final dos tempos. Ele destrói velhas realidades, abrindo espaço para os novas.

Krishna

Krishna é um dos avatares mais populares de Vishnu. Ele é adorado por toda a Índia e aparece em muitas estórias míticas, como a épica estória "O Mahabharata". "O Mahabharata" conta como uma grande guerra que surgiu entre as linhagens da família real dos Kauravas e os Pandavas. Krishna faz amizade com os Pandavas e torna-se um dos seus conselheiros. Na famosa seção chamada de "O Bhagavad-Gita" ou Canção do Senhor, o príncipe Arjuna Pandava joga suas armas no chão e se recusa a lutar, porque ele não quer matar sua própria família. Krishna o convence a voltar para a batalha, ensinando-lhe sobre as várias formas de yoga, como karma yoga, que reforça o altruísmo, e a yoga bhakti, que ensina a devoção a um deus particular, como Vishnu.

Deuses e deusas

Muitos hindus consideram que os deuses e deusas são várias facetas de apenas um deus. A deusa Ganesha que possui a cabeça de elefante, por exemplo, é adorada como a parte de deus que remove os obstáculos e ajuda em empreendimentos humanos. Hanuman, o rei macaco, é visto como um devoto ideal para deus. Ele é humilde, esperançoso, sincero e leal. Ele é adorado como o aspecto de deus que dá o conhecimento, força, sinceridade e devoção. A deusa Durga é adorada como o aspecto de deus que protege a humanidade da miséria, destruindo o egoísmo, preconceito e o ódio. A deusa Laskshmi é a esposa de Vishnu e é a parte de deus que traz prosperidade material e espiritual. A deusa Saraswati é a esposa de Brahma e representa o conhecimento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...