Quais os deveres do departamento de vendas

Escrito por horacio garcia | Traduzido por rafael affonso de andré
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Quais os deveres do departamento de vendas
O departamento de vendas tenta fazer com que o produto seja mais valioso para o consumidor. (drugs image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

O departamento de vendas de qualquer corporação ou empresa é o catalizador que mostra a receptividade dos produtos no mercado. Uma empresa não durará muito sem conseguir vender seus bens ou serviços. Isso faz do departamento de vendas a parte mais importante com relação à oferta e demanda de um produto. Por esse motivo, o departamento de vendas possui diversos deveres e responsabilidades para com a empresa.

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Identificação de clientes

É responsabilidade do departamento de vendas identificar a base de clientes de uma empresa. O departamento de vendas trabalhará em conjunto com o departamento de marketing para garantir que os produtos sejam ofertados e vendidos aos consumidores. Por exemplo, é importante que o departamento de vendas de uma cadeia de hotéis mantenha contato com empresas cujos funcionários viajam muito. Fabricantes de brinquedos devem tentar vender seus produtos para lojas de brinquedo e empresas de suprimentos médicos devem fazer com que seus departamentos de vendas mantenham contato com hospitais e postos de saúde.

Deveres de comunicação

O departamento de venda trabalhará em conjunto com o departamento de marketing para identificar a base de clientes, mas o departamento de vendas também tem que trabalhar em conjunto com o departamento de manufaturação e o calendário de produção. Esse relacionamento de trabalho garante que os produtos sejam colocados no calendário de produção e o tempo necessário para sua entrega seja contabilizado para que o cliente seja avisado. O gerente do departamento de vendas checará periodicamente o calendário de produção visando manter uma comunicação com o vendedor encarregado do pedido. Caso haja dificuldades na produção, o departamento de vendas é responsável por notificar o cliente antes que a data de entrega tenha passado.

Desenvolver novos negócios

Quando a base de clientes tiver sido identificada pelo departamento de vendas e as vendas tiverem começado a darem frutos, então o departamento de vendas deve conseguir novos clientes. Por exemplo, depois que uma empresa de suprimentos hospitalares conseguir vender seus produtos para hospitais e casas de repouso, é dever do departamento de vendas mirar outra base de clientes, como complexos de pesquisas médicas ou laboratórios médicos. O desenvolvimento desse novo negócio ajudará as vendas a crescerem e, consequentemente, a empresa também crescerá.

Criação do valor de um produto

O departamento de vendas deve criar o valor de um produto que estão vendendo aos clientes para que as vendas desses produtos cresçam. Essa criação de valores também manterá clientes já existentes, se a qualidade do produto continuar aumentando e trabalhando em prol dos clientes. Isso pode ser feito diferenciando o produto do produto de outras empresas. As pessoas veem isso no ramo dos remédios quando se oferece ao público um produto similar ao da concorrente mas coloca uma nova visão sobre a marca desse produto. Os clientes querem sentir que o departamento de vendas o está tratando melhor do que o departamento de vendas de outras empresas e que o produto é mais valioso. O departamento de vendas possui esse dever de criar o valor de um produto.

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