Mais
×

Quais são os deveres do discurso do pai da noiva?

Atualizado em 17 abril, 2017

O discurso do padrinho é o mais comum em casamentos, mas o noivo e o pai da noiva frequentemente o fazem também. O discurso do pai da noiva o apresentará como o anfitrião do evento, ou fará com que ele reconheça aqueles que também estão acolhendo os convidados. Isso lhe permite honrar todos os envolvidos com a ocasião, desde a festa de casamento até o ministro que casou os noivos. Não há tradição que dite quão sério ou descontraído esse discurso deve ser, mas sendo o pai da noiva, ele provavelmente será um pouco mais solene do que o do padrinho.

O discurso do pai da noiva é frequentemente realizado em casamentos (Marc Debnam/Digital Vision/Getty Images)

Agradecimento

O discurso do pai o permite receber formalmente os convidados na recepção e agradecê-los pela participação e pelos presentes. Ele também agradece a todos que tenham desempenhado um papel na elaboração do casamento e de todos os outros eventos relacionados. Quando ele terminar o discurso com a sua bênção para o casal, poderá reconhecer sua própria esposa e mostrar sua gratidão pelos anos que compartilharam juntos.

Acolhimento

O novo genro deve recepcionar calorosamente sua família, bem como o resto de seus parentes. O pai da noiva deve falar das qualidades que admira no noivo, por que acha que ele e sua filha combinam e demonstrar sua felicidade em saber que sua filha encontrou um parceiro com quem compartilhar a vida.

Filha

O pai expressa o amor por sua filha e fala sobre o que ela significa para ele, sua mãe e o resto da família. Ele conta aos convidados sobre seu caráter e suas melhores qualidades e fala sobre vê-la crescer e tornar-se esta mulher que agora é uma noiva.

Conselho

Esse é também o momento do pai aconselhar, seja sendo brincalhão ou solene, sobre o que ele aprendeu sobre as exigências e as alegrias do casamento. Sua orientação é importante porque, apesar de sua filha ser agora uma mulher no sentido completo da palavra, isso demonstrará como a ligação deles nunca diminuirá e o papel importante que ele sempre terá em sua vida.

Reconhecimento

Esse discurso prestará homenagem a uma etapa séria que não significa apenas a união de duas pessoas, mas também de duas famílias. É o momento adequado para ele abordar as vezes em que o casal já enfrentou algum conflito que tenha reforçado a sua dedicação ao outro ou pode reconhecer qualquer uma de suas realizações recentes. Ele também pode pedir aos convidados que lembrem dos entes queridos falecidos que fazem falta nesse dia.

Apoio

Enquanto presume-se que os pais do casal estejam apoiando a união quando eles pagam pelo casamento, o discurso dá ao pai a oportunidade de declarar publicamente que apoia o casal e estará presente para ajudá-los à medida que passarem pelos desafios do casamento.

Bençãos

O pai fecha o seu discurso com um brinde que parabenize o casal e deseje-lhes uma vida longa e feliz juntos. Ele também pode repetir publicamente sua bênção para o casamento, recitar uma oração, um verso ou ler um poema que expresse suas esperanças para o futuro dos noivos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article