Quais deveriam ser as cores básicas da paleta para os principiantes em pintura a óleo?

Escrito por julia margaret | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais deveriam ser as cores básicas da paleta para os principiantes em pintura a óleo?
Esta paleta é uma combinação de cores primárias e secundárias (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

As lojas de materiais de belas artes vendem uma vasta gama de tintas coloridas, mas, para principiantes em pintura a óleo, é melhor começar com uma paleta básica. Uma paleta não é apenas a superfície sobre a qual você mistura a tinta, é também a gama de tintas escolhidas por um artista. Tecnicamente, você consegue trabalhar apenas com as três cores primárias e misturá-las para criar todas as outras cores. Para compreender isso, precisará de um pouco de teoria da cor.

Outras pessoas estão lendo

Cores primárias e secundárias

Três cores -- vermelho, amarelo e azul -- não podem ser obtidas com a mistura de outras cores. Elas são conhecidas como as cores primárias. Em compensação, você pode misturar vermelho e azul, para fazer roxo; azul e amarelo, para fazer verde, e vermelho e amarelo, para fazer laranja. Essas são as cores secundárias.

Cores terciárias

As terciárias são neutras, como os marrons e cinzas (mas não os cinzas feitos com preto e branco). Os pintores fazem cores terciárias misturando as três cores primárias. No entanto, elas não são necessariamente uma mistura das três cores ao mesmo tempo. Por exemplo, podem ser feitas de uma secundária, que é, na realidade, composta de duas primárias misturadas, e uma primária. Se você experimentar misturar as primárias e secundárias, pode produzir variações das cores terciárias, alterando as proporções das cores. Pode acabar com um marrom esverdeado ou um marrom acinzentado.

Cores complementares

As complementares são as opostas uma à outra na roda das cores: vermelho e verde; amarelo e roxo; azul e laranja. Você pode usar todas essas cores para criar efeitos vibrantes, mas, quando as mistura, elas produzem cores neutras. A menos que tenha uma roda das cores à mão enquanto pinta, o melhor a fazer é memorizar as cores complementares. Suponha que esteja pintando um quadro do seu canteiro, mas as cores estejam ficando fortes demais. As flores vermelhas, por exemplo, estão gritantes. Misturando a elas um pouco de verde, a cor complementar de vermelho, você pode abaixar o tom. Toda vez que quiser abaixar o tom de uma cor, olhe através da roda de cores para encontrar a sua complementar.

Uma paleta básica para o pintor principiante

Comece com duas versões das cores primárias: as frias e as quentes. Para o amarelo, compre amarelo de cádmio, a cor quente; e amarelo limão, a cor fria. Os vermelhos são vermelho de cádmio, a quente; e carmesim alizarina, a fria. Azul é ultramarino, a quente; e azul cerúleo, a fria. Você também precisará de verde-azulado. As cores comuns da terra em tintas a óleo são amarelo ocre, terra de siena natural, terra de siena queimada e marrom queimado (ou sombra queimada). Adquira um tubo grande de branco titânio. Você pode encontrar todas essas cores em tintas para estudantes. Economize dinheiro para as tintas mais caras quando se tornar um pintor a óleo mais adiantado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível