Quais são os dez níveis de organização na hierarquia da vida

Escrito por starr kang | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os dez níveis de organização na hierarquia da vida
Moléculas são o menor nível de organização na hierarquia da vida (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os biólogos utilizam a hierarquia da vida, um sistema de organização e classificação, para discriminar todos os fatores bióticos (vivos) e abióticos (não-vivos) dentro de discretas categorias. Essas categorias fornecem uma maneira para compreender a relação entre sistemas e processos ecológicos e biológicos. Estudantes de biologia podem se beneficiar do estudo da hierarquia da vida porque ele provê uma estrutura conceitual onde novos conhecimentos podem ser integrados e compreendidos.

Outras pessoas estão lendo

Biosfera

No estudo da biosfera, você investiga o mais alto nível de organização na hierarquia da vida. Os cientistas que pesquisam a biosfera examinam a relação entre fatores bióticos e abióticos que impactam o planeta inteiro, focando em processos biogeoquímicos, como a fotossíntese, o ciclo do carbono e o ciclo do nitrogênio.

Ecossistemas

Um ecossistema é o segundo nível de organização. Os cientistas definem as fronteiras dos ecossistemas de maneira diferente, no entanto, um pequeno lago também é considerado um ecossistema. Um fator unificador é que todos os ecossistemas incluem processos biológicos através dos quais a energia é utilizada e a matéria é cíclica. Um exemplo básico de ecossistemas seria um lago onde a alga obtém energia através da fotossíntese, os pequenos peixes obtêm energia se alimentando da alga e os grandes peixes, se alimentando dos pequenos. A energia é consumida, mas a matéria, como os nutrientes, volta para a alga em forma de excreção e decomposição.

Comunidades

O terceiro nível de organização na hierarquia da vida é a comunidade. São grupos de espécies que vivem juntos em um ecossistema próprio. Os cientistas que estudam as comunidades investigam como as interações entre as espécies dentro delas afetam tanto espécies individuais como uma comunidade inteira. Um exemplo seria uma espécie caçando outra espécie ao ponto de extinção.

Populações

Uma população é o quarto nível na hierarquia da vida. As populações consistem de todos os membros de uma espécie em particular que vivem em uma determinada área. Os cientistas estudam as diferentes tendências e padrões de uma dada população para compreender fatores que impactam o grupo. Por exemplo, a população humana no Brasil pode ser estudada e comparada com a população asiática para mostrar os efeitos que as diferenças nos recursos naturais e habitats têm nos dois grupos.

Indivíduos

Organismos individuais são o quinto nível na hierarquia da organização da vida. Eles compartilham diversas características comuns, incluindo a habilidade de reprodução por divisão celular, a habilidade de responder aos estímulos do sistema, de manter um ambiente interno estático e de metabolizar comida e excretar resíduos. Plantas, animais, bactérias e fungos são todos exemplos de indivíduos.

Sistemas de órgãos

O sexto nível de organização na hierarquia da vida é o sistema de órgãos. Grupos de órgãos que trabalham em conjunto com outros para desempenhar uma certa função abrangem os sistemas de órgãos. Um exemplo de um sistema de órgãos é o sistema reprodutivo humano.

Órgãos

O sétimo nível de organização na hierarquia da vida é o órgão. Exemplos de órgãos incluem o coração, o fígado e os pulmões. Órgãos são feitos de grupos de tecidos organizados de forma a atuar conjuntamente para o desempenho de tarefas específicas, como respirar.

Tecidos

O oitavo nível de organização é o tecido. Existem quatro diferentes tipos de tecido e cada um tem uma função especial. Os tecidos são compostos de diferentes tipos de células que fazem com que os grupos de tecidos realizem funções especializadas como sentir e manter juntos outros grupos de tecidos.

Células

O nono nível de organização na hierarquia da vida é a célula. As células produzem os tecidos e são as menores partes totalmente funcionais de organismos vivos. A maioria das células contém um núcleo protegido pelo citoplasma. Dentro do citoplasma de cada célula existem organelas que carregam certas funções como ajudar na digestão. O conteúdo das células é envolto em uma membrana celular que determina o que pode entrar e sair de uma célula.

Moléculas

O décimo e último nível de organização na hierarquia da vida é a molécula. Moléculas são grupo de átomos covalentes ligados e são tão pequenas que é possível vê-las apenas sob o microscópio. Por exemplo, um copo de água abrange milhões de moléculas de H2O.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível