×
Loading ...

Quais são as diferenças entre o balanço patrimonial consolidado e o condensado?

As fusões representam uma prática comum no mundo financeiro. Quando duas empresas se fundem, uma companhia, muitas vezes, assume o papel de subsidiária de uma organização maior. Algumas grandes empresas têm muitas subsidiárias. Um balanço patrimonial consolidado combina os ativos e passivos da matriz com suas subsidiárias. Um balanço condensado, por sua vez, fornece uma visão condensada do balanço da empresa.

Os princípios contábeis para as demonstrações consolidadas são os mesmos das demonstrações tradicionais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Balanços patrimoniais consolidados

Quando uma empresa prepara um balanço consolidado, ele mostra todos os ativos e passivos da matriz, assim como os ativos e passivos das suas subsidiárias como se fossem uma única empresa. Se uma empresa possui o controle acionário de outra, isso significa que é dona de uma posição maioritária em suas ações ordinárias e é obrigada a fornecer aos investidores uma lista de demonstrações financeiras consolidadas, inclusive um balanço.

Loading...

Balanços patrimoniais

Quando uma empresa é de capital aberto, ela é obrigada a divulgar demonstrações financeiras periódicas regulares que permitam aos investidores avaliar a sua saúde financeira. Os balanços representam uma das demonstrações requeridas. Um balanço fornece uma visão geral dos ativos e passivos da empresa. Os passivos são subtraídos dos ativos na parte inferior do balanço, dando-lhe o total do patrimônio líquido. Este é o valor real de propriedade de acionistas.

Balanços patrimoniais condensados

Um balanço regular é dividido em categorias, incluindo ativos e passivos circulantes, investimentos, ativos intangíveis e outros ativos e passivos de longo prazo. Cada categoria é dividida em subcategorias que fornecem mais detalhes. Um balanço condensado não mostra as subcategorias e, em vez disso, apresenta apenas os saldos de cada categoria principal. Ainda que um balanço sintético forneça menos detalhes, ele oferece aos investidores um rápido olhar sobre os ativos e passivos da empresa.

Benefícios e limitações das demonstrações financeiras condensadas

As demonstrações financeiras condensadas são preparadas para dar aos investidores um olhar sobre a situação financeira do cenário de uma empresa. Ao combinar as condições financeiras de todas as subsidiárias com a matriz, os investidores podem alcançar uma visão mais clara de todos os recursos que uma empresa tem ao seu dispor. Embora isso possa ser um olhar útil em uma empresa, tenha em mente que os investidores e credores das subsidiárias não têm controle sobre a matriz e não compartilham dos lucros globais do grupo combinado de empresas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...