Mais
×

Quais as diferenças entre blazer, paletó e terno

Muita gente diz que a vestimenta masculina possui menos variedade do que a feminina. Pode até ser, mas isso não quer dizer que as roupas para homens sejam uniformes. Há situações formais e informais na vida de um homem em que será necessário escolher entre vários tipos de trajes. Os mais tradicionais são terno, blazer e paletó. Cada um tem sua peculiaridade, tudo depende da ocasião. Festas de gala, formaturas e cerimônias de casamento pedem um visual mais sofisticado. Ocasiões mais informais, como um barzinho com os amigos, exigem um tipo de traje mais flexível. Confira as principais diferenças entre blazer paletó e terno.

Roupas masculinas não devem ser vistas como uniforme (Getty Images)

Tipos de corte

As diferenças entre o paletó, blazer e terno se referem primeiramente ao tipo de corte. Como peça mais informal, o blazer não tem os cortes rigorosos do terno. A modelagem pode sofrer variações de um blazer para outro e ele pode ser mais largo na altura dos ombros ou dos quadris. Essas medidas fazem do blazer uma peça mais fácil de adaptar. Já o terno possui dimensões rigorosas, cortes e medidas mais adequados para cada tipo de biotipo do homem. É, em outras palavras, uma peça de alfaiataria. A silhueta é mais valorizada do que no caso do blazer. Assim sendo, o terno é bem mais formal e geralmente mais elegante do que o paletó.

Conjunto

O blazer não tem necessariamente uma calça gêmea para ser usada como conjunto. Assim, ele pode ser facilmente harmonizado com outros tipos de trajes, até com calças jeans. Já para o paletó, é obrigatório usar a calça gêmea. De modo geral, o traje do terno é composto por paletó, calça social, camisa social, gravata e colete. Ainda que ocorram variações. O colete não é uma peça necessária, ainda mais em países de clima tropical, como o Brasil. A gravata também pode ser abolida dependendo da ocasião.

Ocasiões

Como qualquer tipo de traje, há ocasiões específicas para usar o paletó blazer ou o terno completo. Tudo depende do tipo de traje exigido pelo ambiente que se frequenta. Ocasiões formais, como eventos corporativos e festas de casamento, formatura ou de gala, exigem um terno completo. Em contrapartida, o blazer é um traje casual e pode ser usado desde em ambientes corporativos mais flexíveis até em bares, baladas ou festas que não exijam traje social completo. Nesse sentido, o blazer atua como traje informal e até esportivo, podendo combinar até com sapatos sociais ou sapatênis, dependendo da ocasião.

Dicas de uso

O uso do terno é menos flexível. Assim, é difícil sugerir mudanças além do tradicional terno de costume. Isso não ocorre com o blazer, que pode adquirir uma grande variedade de cortes, formas e cores. Na hora de escolher um tipo de blazer, é preciso selecionar o tipo de corte mais apropriado para o uso. Blazer com corte americano é aquele com aparência slim, sem marcações na cintura. Já o corte inglês se caracteriza pelos ombros empinados. O corte italiano marca mais os ombros e possui um corte mais solto ao corpo. Tudo depende do biotipo do homem e da ocasião para a qual o blazer será utilizado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article