×
Loading ...

Quais as diferenças entre quartzo e cristais de rocha?

Atualizado em 19 julho, 2017

Quartzo e cristais de rochas são ambos minerais abundantes encontrados na crosta da Terra ao redor do mundo. De acordo com o site "Mindat.org", "O quartzo é o mineral mais comum encontrado na superfície da Terra". O Quartzo e o cristal de rocha são compostos de dióxido de silício e são encontrados como componentes dentro de muitos tipos diferentes de rochas.

Um grande cristal de quartzo (Géode de quartz calcite image by Daoud from Fotolia.com)

Quartzo

Existem dezenas de diferentes tipos de quartzo. O site "Mineral Data Publishing" afirma que o quartzo é predominantemente composto de dióxido de silício, com traços de outros elementos. Os diferentes tipos de elementos presentes no quartzo determinarão suas características e classificação. Por exemplo, se uma amostra de quartzo contém quantidades elevadas de dumortierita, um tipo de mineral, ele assumirá um tom vermelho e rosa e será classificado como quartzo rosa.

Loading...

Cristais de rocha

O site "Mindat.org" afirma que o cristal de rocha é uma "variedade transparente, incolor de quartzo". Ele também é conhecido como Diamante do Alasca ou Cristal da Montanha. O cristal de rocha não contém minerais suficientes para afetar a sua coloração, por isso parece claro.

Formação

Quando a rocha derretida, ou magma, começa a resfriar abaixo da superfície terrestre, os vários minerais encontrados dentro do magma começam a se cristalizar. Se o dióxido de silício esfriar a uma temperatura abaixo de 573 ºC, ele começará a cristalizar-se em quartzo ou cristal de rocha. Dependendo da concentração de outros minerais dentro do dióxido de silício, diferentes tipos de quartzo se formarão.

Usos industriais

O quartzo e o cristal de rocha são usados ​​em várias capacidades industriais. Eles são utilizados como componente para instrumentos ópticos e para a fabricação de vidro. A sílica dentro desses cristais também é usada ​​na instalação do concreto. De acordo com o site "Geology.com", como o quartzo possui propriedades elétricas e resistência ao calor, muitas vezes é usado em produtos elétricos, como telefones celulares e dispositivos para navegação.

Usos artísticos

O quartzo tem sido usado ao longo da história antiga na arte e na escultura. Algumas dessas peças ainda são compradas e vendidos hoje. A Associação de Arqueologia e Antropologia está vendendo um brinco de quartzo com 5000 anos da Samaria antiga. O autor Louis Fruen afirma que cristais de rochas quartzo foram usados ​​pelos egípcios para desenvolver a fabricação de vidro em 1500 a.C. Artistas antigos consideravam o vidro como material semi-precioso, uma vez que era raro e difícil de fazer.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...