Mais
×

Quais as diferenças entre a tinta de exterior e a de interior?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Quais as diferenças entre a tinta de exterior e a de interior? (Sam Royds/Photodisc/Getty Images)

Questões básicas

A tinta é feita de quatro componentes. O solvente é baseado em água ou óleo e faz a tinta fluir. Depois de pintar, o solvente se evapora e deixa uma película da cor comprada. Existem compostos que realizam funções como adicionar resistência aos raios UV e ao mofo e acelerar o tempo de secagem. Os pigmentos adicionam cor. O ligador forma a película final e mantém os outros componentes juntos. Existem diferenças significativas entre a tinta de interior e a de exterior, pois ambos tipos servem para diferentes fins.

Tinta de exterior

Embora o solvente e os pigmentos em ambos tipos de tinta sejam iguais, o ligador e os aditivos são bastante diferentes. A tinta de exterior é mais macia, pois tem que suportar a expansão e contração causadas por temperaturas extremas. Além disso, a tinta de exterior não é tão lavável. Normalmente vem em três versões: fosca, semi-brilhante e brilhante.

Tinta de interior

A tinta de interior é mais dura, menos flexível e mais lavável do que a de exterior. Também aguenta as mudanças de temperatura, mas decai rapidamente sob a luz do sol e a umidade. Existem mais variedades desse tipo de tinta, incluindo fosca, casca de ovo, acetinada, semi-brilhante e brilhante.

É possível usar tinta de interior ao ar livre e viceversa?

A tinta de exterior contém aditivos não aprovados para uso em espaços fechados. Isso inclui compostos orgânicos voláteis que são emitidos até um mês depois que a tinta cura. Isso pode ser problemático para pessoas com dificuldades para respirar, crianças e mulheres grávidas. No entanto, esse tipo de tinta é adequado para ambientes que não têm problemas com a segurança e a lavabilidade. Nunca use tinta de interior ao ar livre, pois ela não resiste ao clima e começará a descascar em pouco tempo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article