on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as diferenças principais entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais são duas das guerras mais importantes da história moderna. A Primeira Guerra Mundial começou em 1914 e continuou até 1918, enquanto a Segunda durou de 1939 até 1945. Elas são muito diferentes em termos de países envolvidos, causas, métodos de guerra e número de vítimas.

A invasão alemã da Polônia, em 1939, marcou o início da Segunda Guerra Mundial (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Países envolvidos

As Potências Centrais na Primeira Guerra Mundial incluíram a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Turquia. As Forças Aliadas eram compostas pela França, pela Grã-Bretanha, pela Rússia, pela Itália e pelo Japão. Os Estados Unidos aderiram à Primeira Guerra Mundial em 1917, três anos após o início das hostilidades. As Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial incluíram a Alemanha, a Itália e o Japão, enquanto as Forças Aliadas envolviam a França, a Grã-Bretanha, os Estados Unidos, a União Soviética e a China.

Loading...

Causas

As causas da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais são muito diferentes. Em 1914, houve uma grande tensão causada pela aquisição de colônias. Esse desejo de expandir impérios com territórios e recursos adicionais foi a provocação de ambos os lados. No entanto, em 1939 houve grandes diferenças na ideologia política entre as Potências do Eixo e as Forças Aliadas, com o nazismo e o fascismo de um lado e, do outro, a democracia e o comunismo. A invasão alemã na Europa também foi um fator primordial para a eclosão da guerra.

Métodos de guerra

Houve uma grande mudança no armamento utilizado na Segunda Guerra Mundial, em comparação com a Primeira, na qual a guerra nas trincheiras foi o principal meio de combate, com armas de fogo e artilharia como as principais armas usadas. Certos métodos de guerra considerados primitivos, incluindo o uso de cavalos, também foram comuns durante a Primeira Guerra Mundial. No período da Segunda Guerra Mundial, uma tecnologia muito mais avançada foi utilizada. As máquinas guerra no mar e no ar foram muito mais comumente empregadas: os submarinos e os aviões — liderados pelos grandes bombardeiros americanos, o B17 e o B29 — envolveram-se em algumas das batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Finalmente, o maior avanço tecnológico da época, a bomba atômica, foi usado pela primeira vez ao fim da guerra para derrotar o Japão.

Número de casualidades

Houve muito mais casualidades durante a Segunda Guerra Mundial do que na Primeira. Isso pode ser atribuído principalmente ao desenvolvimento de armas mais devastadoras, que tinham o potencial de afetar áreas maiores e matar um número maior de pessoas. Ocorreram cerca de 10 milhões de mortes durante a Primeira Guerra Mundial e mais de 55 milhões durante a Segunda.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...