Mais
×

Quais os diferentes instrumentos que os meteorologistas usam para prever o clima

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os seres humanos têm tentado prever o tempo por séculos, mas somente com o advento da tecnologia moderna que a previsão tornou-se uma ciência mais confiável. Hoje, os meteorologistas utilizam uma variedade de ferramentas para coletar dados, e em seguida, analisa-los ou usá-los em modelos matemáticos, calculando no computador os padrões climáticos. Alguns destes instrumentos são bastante antigos, enquanto outros são de origem mais recente.

Os meteorologistas usam uma variedade de ferramentas para fazer previsões (weather vane image by Carol Wingert from Fotolia.com)

Barômetro

Um barômetro é um aparelho que mede a pressão atmosférica. Denso, o ar frio desce, enquanto o ar quente, que é menos denso sobe, com isso, as medidas de pressão ajudam a controlar o movimento de frentes quentes e frias prevendo mudanças no clima. Baixa pressão muitas vezes precede o mau tempo. Tradicionalmente, os barômetros utilizam uma coluna de mercúrio que sobem ou descem em um tubo de vidro em resposta a mudanças na pressão do ar. Barômetros modernos, no entanto, utilizam uma caixa de metal flexível chamada célula anaeroide para transformar uma agulha em um medidor.

Estudos meteorológicos ajudam a prever desastres naturais (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Anemômetros e cata-ventos

Um cata-vento se move da mesma forma que o vento e, portanto, indica a direção do vento, enquanto um anemômetro mede a velocidade do vento. O vento vira copos ou palhetas de metal para que o anemômetro gire com o ele. Registrando o número de rotações do dispositivo, pode-se determinar quão rápido o vento está soprando.

Previsões climáticas ajudam a sociedade no dia a dia (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Psicrometros

Um psicrômetro é um dispositivo que mede a umidade relativa do ar, a quantidade de vapor e água no ar. Psicrômetros normalmente usam dois termômetros, um deles coberto por um pano molhado. À medida que a água evapora-se nos tecidos, leva-se o calor, diminuindo a temperatura do termômetro úmido. A diferença de temperatura medida pelos dois termômetros é um reflexo do nível de umidade.

Existem canais de televisão que transmitem as previsões do tempo no mundo todo em tempo real (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Termômetro

Um termômetro é um dos dispositivos de tempo mais simples e mais familiares, que mede a temperatura do ar, utilizando um líquido, cujo volume aumenta ou diminui de acordo com a mudança climática. Mercúrio e álcool são líquidos comuns de termômetros. Alguns termômetros mais modernos usam um medidor bimetálico ao invés dos líquidos. Uma vez que os dois metais na tira bimetálica expandem a cada um em uma expansão diferente quando a temperatura aumenta, a faixa bimetálica irá dobrar com o aumento da temperatura.

Satélites meteorológicos

Os satélites meteorológicos estão entre os mais novos instrumentos de previsão meteorológica. Estacionados acima da Terra, eles tiram fotos de formações de nuvens, das coberturas de neves e dos padrões de correntes oceânicas. Eles são ferramentas inestimáveis na previsão do tempo atual. Usando satélites meteorológicos, os meteorologistas observam a formação de furacões no Atlântico Sul, por exemplo, e têm um aviso prévio muito antes do furação atingir o solo.

Satélites meteorológicos tiram fotos de formações de nuvens, das coberturas de neves e dos padrões de correntes oceânicas (NA/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article