Quais são as diferentes marcas usadas para identificar ouro verdadeiro?

Escrito por chris stevenson | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as diferentes marcas usadas para identificar ouro verdadeiro?
As cores do ouro podem ser amarelo, branco, rosa e verde (Baerbel Schmidt/Digital Vision/Getty Images)

O ouro é usado na fabricação de joias pessoais, relógios e caixas de relógios, pingentes, enfeites e outros itens de valor intrínseco. As peças de ouro mais reconhecidas contêm alguma marca ou selo para diferenciá-las de outras marcas, origens e pesos. Qualquer pessoa que possua uma peça de ouro que contém uma pureza mínima acima de 10% em volume (peso) pode identificar as características específicas de seu ouro, lendo a marca gravada ou estampada em sua superfície.

Outras pessoas estão lendo

Localização da marca

As marcas, datas, ensaios de marcas do quilate ou o carimbo do país de origem em um pedaço de joia de ouro aparecem no fecho ou em algum lugar muito perto dele. Os anéis geralmente têm uma marca na parte interna superior da banda e os colares têm uma marca do lado de fora do pedaço mais liso do fecho. O ouro ornamental usado em itens de mesa, como sinos, copos e candelabros terão uma marca ou carimbo na parte inferior da peça, geralmente em algum lugar debaixo do suporte.

Peso do quilate

O peso do quilate descreve a porcentagem de ouro utilizado na fabricação de uma peça. O peso do quilate será marcado com um "K" depois do número. Por exemplo, o ouro 14K contém 583 partes por milhar de ouro puro e "583" representa 58,3% de ouro utilizado na liga. No entanto, os países europeus geralmente marcam seu ouro em percentagens. Quanto maior for o número ou a percentagem de quilates, mais ouro contém e, por conseguinte, mais caro é. Números comuns de quilates incluem o peso de 10 -, 12 -, 14 -, 18 - e 24 quilates.

Porcentagens de ouro europeu

As peças europeias contêm os valores percentuais em vez dos quilates em suas marcas de identificação. O ouro que tem 12 quilates irá conter 50% de ouro, o de 14 quilates equivale a 58,333%, o de 18 quilates apresenta 75%, o de 22 quilates equivale a 91,671% e o de 24 quilates contém 100% de ouro puro. Os dois primeiros dígitos da marca indicarão o número percentual, mesmo se os houver números adicionais. Por exemplo, um anel europeu com 750 marcado ainda indica 75% de ouro em peso.

Símbolos do ouro

Se você olhar cuidadosamente para a sua peça de ouro, você pode conseguirá ver um pequeno símbolo estampado, os quais são muito difíceis de ver sem o auxílio de uma lupa. Os símbolos representam o país e local onde o ouro foi processado. Os símbolos marcados aderem às regras e participações do país de origem, reconhecendo a convenção do "Controle Comum de Marca”. Para decifrar o símbolo, você deve compará-lo a uma lista padrão, identificando seu país de origem e localização.

Datas do ouro

Nem todas as joias de ouro vêm com datas marcadas. Alguns exemplares têm uma única letra do alfabeto carimbada para designar a data exata. Estes são identificados através de uma série de anos, em um tipo de estilo de fonte. Uma série começa em 1916 e termina em 1935, tem as letras de A à U, identificados pelo mesmo tipo de fonte. A próxima série, com um tipo de letra diferente, mas consistente, vai de 1936 à 1955, usando as letras de A à U. As próximas séries de fontes diferentes, são de 1956 à 1974 e usam as letras de A à T. De 1975 até 1999, as letras A à Z são usadas em outra fonte e uma nova fonte começa a partir de 2000 até os dias de hoje.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível