Quais são os diferentes tipos de comunicação oral e escrita?

Escrito por vanessa newman | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os diferentes tipos de comunicação oral e escrita?
Escrever cartas é um tipo de comunicação escrita (letters and candles image by Photoeyes from Fotolia.com)

Para passar a sua mensagem, você deve dizê-la em voz alta ou escrevê-la. Oral e escrita são duas categorias de comunicação que incluem outros subtipos. Escrever um e-mail é muito diferente de escrever uma proposta de negócio, do mesmo modo que falar com um amigo é diferente de falar em uma reunião de trabalho. Comunicação oral acontece no "aqui e agora", enquanto a comunicação escrita tem um atraso. O tipo de comunicação que você escolhe determina a formalidade, o estilo e o formato mais adequado a ela.

Outras pessoas estão lendo

Apresentação oral

Dar uma palestra ou apresentação é um tipo específico de comunicação oral. Você é o único a falar, a menos que você convide a participação do grupo. Este tipo de comunicação requer preparo e certos elementos para ser bem sucedida, como um esboço claro da informação a ser apresentada, articulação e sinalização, modulação de voz adequado e ferramentas para auxiliar na apresentação.

Conversas cara a cara

Uma conversa entre duas pessoas é um outro tipo de comunicação oral. Esta comunicação pode ser de natureza formal, como uma conversa entre um advogado e um juiz. Por outro lado, pode ser bastante informal como um bate-papo entre dois amigos. Normalmente, cada parte se alterna compartilhando fatos e sentimentos e depois escuta as informações oferecidas. Estas conversas podem ser feitas pessoalmente, por telefone ou através de um computador.

Discussões em grupo

Uma discussão entre um grupo de pessoas é um outro tipo de comunicação oral. Muitas vezes, uma ou duas pessoas irão emergir como líderes da discussão e direcionar o fluxo de informações da mesma. Outras vezes, as pessoas vão falar uma de cada vez ou se alternar falando sem liderança. Em um ambiente de grupo, pode existir a necessidade de haver regras básicas, como não interromper uns aos outros durante a fala de cada um.

Relatórios

Relatórios são um tipo de comunicação escrita. Eles geralmente seguem um determinado formato, com uma página de título, tabela de conteúdo, conteúdo pertinente e anexos. Um relatório da escola será diferente de um relatório de negócios em estilo e formato. Relatórios também podem incluir gráficos ou tabelas para explicar informações técnicas ou complexas.

Memorandos

Estes são um tipo de comunicação por escrito destinada a comunicar as políticas específicas, procedimentos ou informações importantes que um grupo de pessoas precisa saber. Este tipo de comunicação tem sido amplamente substituído por e-mails, mas ainda existem no mundo dos negócios e servem a um propósito específico.

Comunicação eletrônica

E-mails são um tipo de comunicação eletrônica que podem ser categorizada como oral ou escrita. E-mails podem ser muito formais ao documentar fatos e eventos que aconteceram ou informal ao compartilhar histórias pessoais e informações. O envio de mensagens de texto é um outro tipo de comunicação eletrônica que é popular devido a dispositivos eletrônicos como telefones celulares. Embora você esteja digitando, é mais como bater um papo. Normalmente, as pessoas encurtam palavras e usam abreviaturas para comunicar informações de forma rápida e eficiente ao escrever e-mails e mensagens de texto.

Cartas

As cartas são uma forma de comunicação escrita. As pessoas costumavam escrever cartas para amigos e familiares com mais frequência do que hoje, mas as cartas continuam a ser uma forma viável para relatar informações pessoais e profissionais. Utilize cartas para descrever emoções e compartilhar histórias íntimas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível