on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os diferentes tipos de fluidos hidráulicos

Atualizado em 17 abril, 2017

Um fluido hidráulico é usado em diferentes situações, como transmissões de carros, empilhadeiras e na indústria. Cada tipo de fluido hidráulico é feito a partir de compostos químicos diferentes e possui características distintas. Alguns deles exalam odores, e alguns são mais ecologicamente amigáveis que outros. Determinar o tipo de fluido hidráulico a ser usado é principalmente uma questão de decisão pessoal.

Um fluido hidráulico é usado para operar automóveis, maquinários e outros equipamentos industriais (Creatas/Creatas/Getty Images)

Fluidos hidráulicos à base de óleo

A maioria dos fluidos hidráulicos usados em navios são substâncias à base de óleo ou petróleo que previnem corrosão de diferentes metais usados nos motores das embarcações. Os fluidos à base de petróleo não produzem espuma quando circulam pelo sistema. Navios não são o único lugar onde fluidos à base de óleo podem ser usados, já que seu uso em freios, absorvedores de impacto e na aviação é conhecido. Os que são baseados em petróleo são os mais comuns utilizados hoje. Além de serem inflamáveis, também possuem uma tendencia a acumularem lodo em compartimentos de motores e precisam ser trocados com mais frequência que os sintéticos.

Loading...

Fluido hidráulico sintético

O fluido hidráulico sintético foi desenvolvido por que outros fluidos à base de óleo são inflamáveis, e engenheiros queriam corrigir esse problema. Os que são à base de óleo possuem também o risco de explodirem sob altas pressões. Fluidos hidráulicos sintéticos não vêm de fontes naturais como os à base de óleo e são uma combinação de compostos diferentes. Essa combinação é o que o torna resistente ao fogo.

Fluidos hidráulicos com aditivos detergentes

Fluidos hidráulicos com aditivos detergentes são conhecidos por serem resistentes ao fogo, mas podem se tornar inflamáveis a certas temperaturas. Esse tipo de fluido é usando quando a operação de maquinários ou peças causa um acúmulo de lodo ou há água presente. Esse tipo de composto pode emulsificar água e dispersá-la a partir de peças de máquinas. Sua desvantagem é que ele deteriora vedações e selantes mais rápido que outros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...