Quais são os diferentes tipos de mapas climáticos?

Escrito por jason aberdeene | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os diferentes tipos de mapas climáticos?
Um mapa climático vai ajudar você a determinar os padrões climáticos em uma determinada parte do mundo (SW Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

Um mapa climático é um mapa que lhe dá informações sobre o clima e precipitação de uma região. Estas variações de temperatura e tempo são frequentemente indicadas por cores diferentes no mapa. Uma legenda é fornecida para ajudar você a entender o que cada cor significa. Mapas climáticos são mapas dinâmicos que estão sujeitos a alterações, dependendo de fatores como o aquecimento global.

Outras pessoas estão lendo

Temperatura

Um tipo de mapa climático que é frequentemente usado é o de temperatura. Um mapa de temperatura pode se concentrar em uma região específica, ou ser geral o suficiente para mapear tendências de temperatura para todo o mundo. A legenda de um mapa de temperatura é muitas vezes um intervalo de temperaturas em centígrados e Fahrenheit, com cinza escuro representando as temperaturas mais baixas e vermelho escuro representando as temperaturas mais altas. As temperaturas são geralmente uma média anual, embora o mapa possa ser customizado para mostrar temperaturas de um determinado dia, semana ou mês, dependendo de sua necessidade.

Chuva

Outro tipo específico de mapa climático é um que mostra chuvas em diferentes partes do mundo. Um mapa climático de chuva é projetado para avaliar totais pluviométricos anuais. As unidades de escala utilizadas no mapa de chuva são em polegadas e milímetros. Semelhante a um mapa climático de temperatura, cores diferentes são usadas em um mapa de chuva para indicar diferentes médias totais de precipitação em regiões diferentes. Geralmente, os níveis mais baixos de precipitação são mostrados usando cinza claro, enquanto os níveis mais altos são mostrados com uma cor azul clara.

Velocidade e direção do vento

A velocidade do vento é um outro tipo de dado que pode ser colhido e convertido em um mapa climático. Embora muitas vezes traçadas em mapas separados, a velocidade e a direção do vento podem ser integradas para caber em um único mapa. A velocidade média do vento é medida em metros por segundo e em quilômetros por hora. Por causa da intensa variação da velocidade do vento, este mapa é extremamente dinâmico e tem uma variedade de alterações de cor correspondentes. Os mapas de direção do vento usam setas de vetores para indicar a direção em particular em que o vento está soprando. Combinar os dois resulta em um mapa colorido com vetores.

Outros mapas climáticos

Os mapas climáticos também podem ser usados para documentar o aquecimento global, bem como para se concentrar em regiões mais pequenas com uma grande variação de climas. Por exemplo, o Brasil é uma região predominantemente tropical. Apesar disso, um mapa climático pode separar cada parte do clima do Brasil, organizando-as em subtropicais, semi-árido, tropical, de altitude, alta equatorial e regiões tropicais atlânticas. Esta repartição permite-lhe obter uma ideia visual exata de como é o clima no país.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível