Mais
×

Quais devem ser as dimensões para um mourão de cerca de madeira?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os mourões geralmente usados em cercas de madeira, essenciais para mantê-las firmes e resistentes, servem para dar sustentação à estrutura. O tamanho deles varia de acordo com a altura da cerca, assim conforme outros fatores. Saber como projetar a cerca e definir algumas medidas básicas de altura ajuda a escolher o tamanho correto de mourões.

São necessários mourões maciços para manter as cercas de madeira firmes em todas as condições climáticas adversas (wood fence image by Psycience from Fotolia.com)

Medidas dos mourões

Os mourões de madeira usados nas cercas podem ter formato de paralelepípedo, sendo serrados com tamanhos precisos e uniformes ou cilíndricos, possuindo uma maior variação de tamanho. As medidas desse último modelo são fornecidas com o diâmetro, em centímetros (cm), da parte superior da tora de madeira e com o comprimento medido em metros. Por exemplo, um mourão de 15 cm por 2,4 m possui uma circunferência na parte superior com 15 cm de diâmetro e mede 2,4 m de comprimento. O mourão de forma de paralelepípedo é medido pelo tamanho, em centímetros, das laterais dele e pelo comprimento. Assim, caso seja de 10 x 10 cm, isso significa que ele possui 10 cm de largura em cada lateral da face quadrada e essas medidas se estendem ao longo dele, que é medido em metros.

Alturas mínimas

Um mourão deve ser tão alto quanto a travessa horizontal superior da cerca, sendo que em diversos projetos ele fica abaixo da parte mais alta do cercado. Por exemplo, em uma cerca com 1,8 m de altura, com uma travessa superior a 30 cm de altura abaixo da parte mais alta, deve ter mourões que tenham pelo menos 1,5 m.

Comprimento total dos mourões

Os mourões de madeira geralmente são assentados de forma que um terço deles fique enterrado no solo. Por exemplo, em torno de 20 a 60 cm de um mourão de 2,4 m devem estar enterrados, deixando apenas 1,5 m dele acima do solo.

Tamanho do mourão

As cercas mais altas geram mais pressão sobre os mourões, uma vez que possuem uma superfície maior que recebe a força do vento. Com base nas normas de construção da Livermore, nos Estados Unidos, o recomendável é que as cercas com menos de 2,4 m de altura tenham mourões de 15 x 15 cm. As cercas com menos de 3 m também podem usar as peças de madeira supracitadas, caso sejam posicionadas a cada 1,5 m na linha do cercado. As cercas com mais de 3 m de altura ou com mourões posicionados a uma distância maior que 1,5 m, entre cada um, devem usar peças de 15 x 20 cm.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article