Quais são os dinossauros mais fortes e os mais fracos?

Escrito por adam dawson | Traduzido por jenifer trevisan
Quais são os dinossauros mais fortes e os mais fracos?

Os saurópodes foram os maiores dinossauros

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

É impossível saber com certeza qual é o dinossauro mais forte e qual é o mais fraco, visto que eles morreram cerca de 63 milhões de anos atrás, muito antes da raça humana se desenvolver. Mas pelos fósseis de dinossauros que já foram encontrados podemos presumir que o maior era o mais forte e o menor era o mais fraco.

Outras pessoas estão lendo

Os maiores dinossauros

Os maiores e mais fortes dinossauros foram os saurópodes, que viveram há cerca de 150 milhões de anos. Eram herbívoros de quatro patas, com pescoços e caudas longas, mas cérebros e esqueletos pequenos. O maior desse tipo de dinossauro é o supersaurus, embora isso possa mudar com o tempo, visto que fósseis de novos dinossauros são encontrados o tempo todo. Essa espécie chegava a ter 42 metros da cabeça à ponta da cauda, e 16 metros de altura.

A mordida mais forte

Os dinossauros carnívoros tinham a mordida mais forte. Espécies como o tiranossauro rex e o velociraptor eram capazes de causar um grande estrago em suas presas. Embora o T-rex não fosse o maior dos dinossauros carnívoros, possuía uma das mordidas mais fortes. Sua grande cabeça e seus músculos da mandíbula eram capazes de fazer 4.500 kg de pressão por polegada quadrada (2,5 cm²), o que significa que eram capazes de quebrar ossos com muita facilidade.

Os menores dinossauros

O menor dinossauro conhecido era quase do mesmo tamanho de um pombo. Descoberto na China, o anchiornis pode ter pesado apenas 113 g, com 33 cm de tamanho. Viveu há cerca de 150 milhões de anos e acredita-se que seja a conexão entre os pássaros e os dinossauros, devido à sua aparência de pássaro.

Os mais rápidos e os mais lentos

Embora fossem provavelmente os dinossauros mais fortes, também é provável que os saurópodes tenham sido os mais lentos, devido ao seu tamanho e às pernas pequenas. Provavelmente se moviam na mesma velocidade que um humano moderno tem ao andar. Os dinossauros mais rápidos provavelmente eram os carnívoros parecidos como pássaros, conhecidos como terópodes, que tinham corpos leves e pernas traseiras finas. É provável que esse tipo de dinossauro poderia correr tão rápido quanto as avestruzes, alcançando a velocidade de 70 km/h.

Os maiores carnívoros

Os maiores carnívoros a viver no planeta foram os marítimos liopleurodon, que poderiam alcançar 25 metros de comprimento e pesar 150 toneladas. Entre 160 e 155 milhões de anos atrás, esses dinossauros caçavam tubarões com as maiores mandíbulas já encontradas em um animal. Apenas suas quatro nadadeiras mediam 3 metros de comprimento cada uma.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media