Quais são as divisões do Novo Testamento?

Escrito por john smith | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as divisões do Novo Testamento?
O Novo Testamento possui cinco divisões (bible image by charles taylor from Fotolia.com)

A Bíblia tem duas divisões principais: o Velho Testamento e o Novo Testamento. A diferença principal entre eles é a presença do Cristianismo. O Novo Testamento esclarece sobre a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo; já o Velho, não. As tradições do Cristianismo Moderno sustentam que o Novo Testamento consiste em 27 livros. Esses livros são divididos em cinco seções temáticas: os Evangelhos, Atos, Epístolas de Paulo, Epístolas Gerais e o Apocalipse.

Outras pessoas estão lendo

Evangelhos

Os primeiros quatro livros do Novo Testamento são os Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles conta a história da vida de Jesus. Os três primeiros -- Mateus, Marcos e Lucas -- são semelhantes em conteúdo e estrutura. Devido a isso, são agrupados e classificados como "Evangelhos Sinóticos". Comparados aos Sinóticos, o livro de João tem tópicos e organização significativamente diferente.

Quais são as divisões do Novo Testamento?
Os três primeiros evangelhos do Novo Testamento contam a história da vida de Jesus (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Atos

O quinto livro do Novo Testamento é Atos dos Apóstolos, ou simplesmente "Atos." Esse livro reconta o princípio da história do Cristianismo. Após a morte e a ressurreição de Cristo, os Doze Apóstolos começam a pregar e ministrar cultos em várias localidades. Atos relata algumas dessas histórias e retrata o crescimento da religião Cristã. A segunda metade desse livro centraliza-se em Paulo, um anticristão que depois se converte e torna-se um missionário.

Quais são as divisões do Novo Testamento?
Em "Atos", conta-se a história de Paulo, anticristão que depois é convertido (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Epístolas de Paulo e dos Hebreus

Os livros 6 a 18 do Novo Testamento são cartas, chamadas epístolas, escritas por Paulo. São endereçadas a várias comunidades e tratam dos assuntos filosóficos e sociais enfrentados pelos novos Cristãos. Os 13 livros são: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito e Filemom. Ainda é objeto de discussão se Paulo é o autor em Hebreus.

Quais são as divisões do Novo Testamento?
As epístolas do apóstolo Paulo foram escritas para várias comunidades (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Epístolas Gerais

As sete epístolas gerais -- Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas -- são atribuídas a vários autores e são endereçadas ao público Cristão em geral, em vez das comunidades endereçadas nas epístolas de Paulo. As Epístolas Gerais são chamadas alternativamente de "Epístolas Católicas" e constituem os livros 20 a 26 do Novo Testamento.

Quais são as divisões do Novo Testamento?
As Epístolas Gerais são também chamadas de Epístolas Católicas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Apocalipse

O 27° e último livro do Novo Testamento é chamado o Livro da Revelação de João, ou mais comumente, "Revelação". Esse livro é singular, pois é o único livro do Novo Testamento que centraliza-se inteiramente na experiência profética. O uso de simbolismo vibrante é também uma característica de distinção. Embora um homem chamado João seja o autor atribuído, a identidade exata do escritor permanece incerta.

Quais são as divisões do Novo Testamento?
O livro da Revelação é um livro profético (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível