Quais doenças o medicamento Augmentin trata?

Escrito por lynne beach | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Augmentin, ou amoxicilina com ácido clavulânico, é um fármaco usado para tratar infecções, é vendido somente mediante prescrição médica e é comercializado sob um nome comercial (Augmentin, Augmentin SR, Augmentin ES) e como produtos genéricos. A amoxicilina é um derivado da penicilina, cuja utilização comum causa a resistência bacteriana. A adição de ácido clavulânico na amoxicilina ajuda a combater essa resistência em algumas estirpes de bactérias.

Outras pessoas estão lendo

Papel na terapia

O Augmentin atua sobre as estirpes de bactérias responsáveis por causar infecções da parte superior e inferior do trato respiratório, de pele e do trato urinário. Os organismos suscetíveis incluem os Streptococcus, a classe de organismos responsáveis pela inflamação da garganta e os Staphylococcus, o patógeno envolvido em determinadas infecções de pele e de tecido. O Augmentin também possui atividade contra o Haemophilus, o agente causador de algumas infecções de ouvido e de certos tipos de meningite, o Escherichia coli, comumente associado às infecções do trato urinário e o Neisseria, um patógeno comum de doenças sexualmente transmissíveis.

Como é fornecido

Esse medicamento está disponível em doses de 125 mg a 875 mg. As formas de dosagem incluem comprimidos de liberação imediata e prolongada, comprimidos mastigáveis e pó para suspensão oral.

Dosagem, armazenamento e estabilidade

A dosagem para adultos é orientada pela função renal e tipo de infecção. As doses pediátricas baseiam-se geralmente no peso da criança e no tipo de infecção. A duração média da terapia é de 10 dias, mas pode variar de 7 a 14 dias dependendo do uso. Os comprimidos de Augmentin devem ser armazenados em sua embalagem original, longe do calor e da umidade e em temperatura ambiente. A suspensão oral deve ser refrigerada, ser agitada bem antes da administração e descartada após 10 dias. Todas as formas do medicamento devem ser mantidas fora do alcance das crianças ou de animais de estimação.

Efeitos colaterais

Os pacientes que estejam fazendo uso de Augmentin podem sentir incômodo no estômago, sob a forma de diarreia, náuseas ou vômitos. Tomar esse medicamento em conjunto com a ingestão de alimentos pode diminuir os casos de desconforto gástrico. Outros efeitos menos comuns incluem prurido ou coceira leve, infecção vaginal por levedura e diminuição da eficácia de contraceptivos orais. Como ocorre com qualquer medicação, a alergia é um fator que deve ser considerado. Os pacientes com sintomas de reação alérgica incluindo dificuldade de respiração ou de deglutição, comichão, erupção cutânea ou inchaço, devem procurar um médico urgente.

Considerações

Como o teor de ácido clavulânico varia entre as formulações, duplicar uma dose mais baixa, como 250 mg, não será equivalente a uma dose maior, como 500 mg. Os pacientes devem concluir todo o regime de terapia com antibióticos prescritos pelo médico, a menos que indicado de outra forma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível