Mais
×

Quais são as duas linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento profissional de software?

Atualizado em 17 abril, 2017

Há uma longa discussão sobre qual é a linguagem de programação mais popular entre os programadores e desenvolvedores de software. Pelo fato da linguagem em si ser apenas um dos muitos outros componentes na hora do desenvolvimento, a preferência por uma ou outra não é sempre a razão principal que influenciará na escolha de ferramentas pelo desenvolvedor. A popularidade também é difícil de mensurar, principalmente pelo fato da linguagem mais utilizada poder ser determinada por uma gama enorme de fatores, incluindo número de novos aplicativos escritos, aplicativos já existentes, trabalhos que exigem conhecimento naquela linguagem, pesquisas de busca na internet, empresas que fazem uso da linguagem e preferência pessoal. No entanto, independentemente dos critérios de seleção, C# e Java são quase sempre as duas melhores linguagens de programação utilizadas por desenvolvedores profissionais de software.

Cada profissional de desenvolvimento de software tem uma linguagem de programação preferida (Comstock/Comstock/Getty Images)

C#

Foi o trabalho criativo de Dennis Ritchie que levou o C# ao topo no início de 1970. Mais tarde, na mesma década, Bjarne Strostrup decidiu trazer alguns avanços à linguagem e incluiu novos recursos que levaram à criação, em 1985, de uma outra linguagem de programação popular, o C++. O C # é usado para programação de sistemas e de websites. A linguagem se encontra no topo por sua eficiência, estabilidade, disponibilidade, capacidade de acesso de endereços de hardware, demanda mínima de tempo de execução, portabilidade de código e velocidade.

Java

O Java foi desenvolvido em meados dos anos 90 por James Gosling, da Sun Microsystems. A linguagem também é derivada do C# e C++, mas é muito mais simples e tem menos recursos de baixo nível. Sua popularidade se dá devido à sua simplicidade, recursos de segurança robustos, portabilidade, alta performance e dinamismo. Em outras palavras, o Java foi projetado para permitir que os desenvolvedores de aplicativos pudessem escrever seus programas uma vez e fazer os devidos ajustes de qualquer lugar.

C# versus JAva

Em uma pesquisa realizada pela ComputerWorld, o C# bateu o Java no que diz respeito à linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores profissionais. Apesar do C# ser mantido pela Microsoft, e o Java, pela Sun Microsystems, ambas as linguagens são semelhantes o suficiente para ter a tendência de se espelharem uma na outra. A principal diferença entre as duas está na terminologia utilizada, embora a maior parte da funcionalidade seja a mesma.

Concorrentes próximos

Tanto o C++ como o PHP são concorrentes próximos na briga pela linguagem de programação mais utilizada por desenvolvedores de software. O C++ é popular pelo fato de agora incluir recursos de alto e baixo nível, além de possuir aplicações generalizadas em relação a drivers de dispositivos, servidores, aplicações, softwares de sistemas e softwares de entretenimento. A popularidade do PHP deve-se ao fato de que, além de ser oferecido gratuitamente, pode ser instalado na maioria dos servidores web e de forma autônoma, tornando a linguagem compatível com qualquer plataforma e sistema operacional.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article