Mais
×

Quais são os efeitos colaterais do citrato de magnésio?

Atualizado em 13 junho, 2017

O citrato de magnésio é um medicamento sem prescrição médica utilizado para aliviar os sintomas associados à prisão de ventre. Esse medicamento, que contém o magnésio mineral de ocorrência natural, funciona aumentando a quantidade de água presente no interior do trato digestivo, o que pode ajudar a induzir a produção de fezes. Os pacientes devem discutir os efeitos colaterais adversos do citrato de magnésio com um médico antes de começar a utilizar esse medicamento.

Medicamento sem prescrição médica (Slobodan Djajic/Hemera/Getty Images)

Náusea

Depois de ingerir uma dose de citrato de magnésio, os pacientes podem apresentar diarreia, cólicas, desconforto gástrico e náuseas, de acordo com o site "Drugs.com" A náusea pode ser desconfortável e pode causar uma redução no apetite em alguns pacientes. Aqueles que sofrem de náuseas acompanhadas de vômitos durante o tratamento com citrato de magnésio devem contactar um médico imediatamente, pois esses efeitos colaterais graves podem ser um sinal de overdose de magnésio.

Diarreia

Alguns pacientes podem desenvolver diarreia como efeito colateral do citrato de magnésio, explica a University of Maryland Medical Center, em Baltimore. Se esse medicamento "puxa" muita água para o intestino, os pacientes afetados podem experimentar evacuações frequentes que produzem fezes moles. A diarreia pode também contribuir para uma sensação de inchaço, para cólica ou para desconforto abdominal. Os episódios prolongados ou graves de diarreia podem causar a perda de grande quantidade de água no organismo do paciente e levar à desidratação, que pode causar efeitos secundários adicionais, como boca seca, tontura ou aumento da sede. Para evitar a desidratação, os pacientes que tomam esse medicamento devem beber pelo menos de 2 a 3 L de líquido por dia.

Tonturas ou vertigens

O tratamento com citrato de magnésio pode causar tonturas ou vertigens em alguns pacientes, adverte o site "Drugs.com". As sensações de vertigem podem ser desconfortáveis e podem afetar a capacidade de estabilidade de um paciente ou o seu caminhar. Durante os episódios de vertigem, os doentes afetados devem permanecer sentados para evitar mais prejuízos ao tropeçar ou cair. Se esses efeitos colaterais persistirem ou agravarem-se durante o tratamento com citrato de magnésio, os pacientes devem entrar em contato com um médico para uma avaliação mais aprofundada e cuidadosa.

Dependência

O uso prolongado de citrato de magnésio pode levar à dependência. Os pacientes que utilizam esse medicamento por um longo período de tempo podem perder a capacidade de ter um movimento intestinal após a interrupção do tratamento com citrato de magnésio. Se isso ocorrer, os pacientes afetados podem precisar tomar citrato de magnésio a fim de ter um movimento intestinal. Os pacientes que se tornam dependentes dessa medicação deve conversar com um médico o mais rápido possível para orientação e cuidados adicionais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article