Quais são os efeitos colaterais das injeções de vitamina B12?

Escrito por contributing writer | Traduzido por karina silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os efeitos colaterais das injeções de vitamina B12?
É preciso estar ciente sobre os efeitos colaterais da injeção de vitamina B12 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As injeções de vitamina B12 são usadas para tratar pacientes que sofrem de anemia, fadiga e qualquer outro sintoma relacionado à deficiência dessa vitamina. As injeções são, muitas vezes, dolorosas e também podem ter efeitos colaterais. Mesmo que a maioria dos efeitos seja leve, alguns podem ser bastante sérios e até mesmo fatais. Essas ocorrências são raras, mas os pacientes que pensam em tomar injeções de vitamina B12 devem estar cientes de todos esses efeitos para tomar decisões bem informadas acerca de sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos colaterais comuns

Existem diferentes efeitos colaterais da injeção de vitamina B12, mas a maioria tende a ser leve. Por isso, injetar a vitamina é relativamente seguro. Alguns dos efeitos mais comuns incluem diarreia, dor de estômago leve, náusea, um pouco de dor ou sensação de calor na área da injeção, sensação de inchaço, dor de cabeça e nas juntas. Existe a possibilidade de que algum desses sintomas se torne grave. Nesse caso, consulte um médico.

Efeitos colaterais sérios

Os efeitos colaterais mais incomuns e raros são também os mais sérios. Por isso, se qualquer um desses sintomas aparecer após uma injeção de vitamina B12, um médico deve ser consultado. Esses efeitos incluem batimento cardíaco rápido ou palpitações; aperto ou dores no peito ou nas pernas; aumento de peso; fraqueza nos músculos ou sensação de formigamento; tontura; dificuldades de respiração e deglutição ou falta de ar depois de uma atividade leve ou enquanto estiver deitado de bruços; tosse ou chiado no peito; fadiga; inchaço nos membros, particularmente em uma das pernas, mãos, pés ou tornozelos; vermelhidão da pele do rosto ou de qualquer área do corpo; urticária; prurido ou erupções cutâneas.

Reações alérgicas

Embora raras, as reações alérgicas às injeções de vitamina B12 são também possíveis. Elas podem ser fatais, por isso, é extremamente importante consultar um médico se o paciente tiver qualquer alergia que possa afetar ou interagir com as injeções.

Condições prévias

Um médico também deve ser consultado sobre as doenças que estão sendo tratadas que podem levar a efeitos colaterais adversos com as injeções de vitamina B12. Algumas dessas condições incluem Síndrome de Leber, problemas nos rins e no fígado, infecções, deficiências de ferro e ácido fólico, tratamento e medicamento para medula óssea e qualquer alergia a outras substâncias, incluindo o cobalto.

Drogas e medicamentos

Drogas e medicamentos prescritos e não prescritos também criarão efeitos colaterais adversos quando tomados juntos com as doses de injeção de vitamina B12. O álcool, antibióticos, suplementos de potássio e produtos vitamínicos são algumas das drogas e medicamentos prescritos e não prescritos que não devem ser tomados juntamente com as injeções de vitamina B12.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível