Saúde

Quais são os efeitos colaterais do raio-x?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ronaldo moretti

O raio-x é uma ferramenta de diagnóstico comum na medicina moderna. Ele é usado por pessoas em exames para verificar ossos quebrados, exames odontológicos e outras razões médicas. Antes de tirar o raio-x, o médico ou dentista deve fornecer ao paciente um colete de chumbo ou cobrir outras partes do corpo do paciente de chumbo. Isso leva à questão, quão seguro é o raio-x?

Outras pessoas estão lendo

História

Os raios-x foram descobertos por Wilhelm Roentgen em 1895. Sua primeira foto foi ao lado de sua esposa, mostrando os ossos e seu anel de casamento. Ele tornou-se uma sensação, e as pessoas tiravam fotos dos ossos para fins artísticos tanto quanto para fins médicos. Roentgen recebeu o Prêmio Nobel em 1901. Apesar das alegações de início de que os raios-x poderiam curar qualquer tipo de doença (incluindo cegueira) sua utilidade real estava em seu uso como uma ferramenta de diagnóstico. Durante mais de um século, médicos confiaram no uso dos raios-x para ajudar a tratar seus pacientes.

Função

O raio-x é uma ferramenta crucial para imagens médicas. Como outros métodos, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, um raio-x permite que médicos e outros profissionais de saúde possam ver dentro do corpo sem o uso de procedimentos invasivos. Raios-x são mais eficientes para visualizar os ossos, pois as estruturas mais densas dos ossos retornam fotos mais claras. Esse é o motivo pelo qual os raios-x são frequentemente usados quando os ossos estão quebrados. Ele também pode ser usado para visualizar tecidos moles, tais como órgãos, ou para procurar tumores e outras anormalidades. Eles também são usados para localizar objetos estranhos que se alojaram dentro do corpo.

Considerações

Os raios-x dependem de radiação, mas eles não são a única parte da tecnologia moderna que precisa dela. Televisão e rádio também usam uma forma de radiação para retransmitir seus sinais. Há também a radiação ambiente do sol e do espaço, a que todos os seres vivos do planeta estão expostos todos os dias. Raios-x também são usados em dispositivos modernos como telefones celulares e computadores, que também emitem radiação. Ao contrário de alguns dispositivos que espalham radiação em todos os lugares, as máquinas de raios-x são blindadas para concentrar a radiação em um alvo específico.

Período de tempo

Como ocorre com qualquer fonte de radiação, o componente principal em relação a riscos para a saúde é a exposição. Algumas formas de radiação podem causar danos irreparáveis em um curto espaço de tempo. Raios-x que são usados para fins médicos são usados brevemente, mas nesse caso o risco para a saúde em geral é baixo. A exposição prolongada a um raio-x pode ser grave, mas isso exigiria muito mais tempo que os milissegundos de exposição que ocorre em um hospital ou consultório. Os raios-x não permanecem no corpo. Isso significa que também não há nenhum efeito cumulativo, que possa criar exposição a longo prazo a outros tipos de radiação.

Significado

Raios-x são uma importante ferramenta médica, e apesar da radiação eles são considerados seguros. O avental de chumbo que pacientes usam é uma medida cautelar destinada a proteger contra uma possibilidade ao invés de uma certeza. Para mulheres grávidas os raios-x devem ser limitados, porque um feto é mais suscetível a danos potenciais. Para uma pessoa normal, no entanto, o raio-x não causará qualquer forma de efeitos colaterais, exceto um desconforto momentâneo causado pela máquina ou avental pesado (e não a radiação). Alguns corantes usados como indicadores nos raios-x podem causar efeitos colaterais leves ou reações alérgicas, e esses efeitos devem ser discutidos com o médico antecipadamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media