Quais são os efeitos do ibuprofeno em gatos?

Escrito por alexis kezirian | Traduzido por lara scheffer

Os gatos que consomem ibuprofeno podem passar por efeitos devastadores. Os danos significantes incluem sangramento de úlceras estomacais e falência renal. Em qualquer caso, alguns dias sem tratamento podem levar o animal ao óbito. Felizmente, simples precauções e tratamentos médicos são utilizados para prevenir esses resultados.

Outras pessoas estão lendo

Excreções

Os gatos podem começar a vomitar imediatamente após consumirem o ibuprofeno. Ocasionalmente, eles vomitarão a medicação ainda não digerida. Mesmo nesse caso, o animal deve ser levado ao seu veterinário o mais rápido possível para garantir que não existam outros problemas não notados. Se o remédio já tiver sido dissolvido no corpo, as fezes do gato podem ser escuras ou ele vomitar sangue.

Sinais físicos

A falta de apetite, a desidratação e a fraqueza são sinais típicos do consumo de ibuprofeno em gatos. Observe a letargia incomum no animal. Casos graves, como uma overdose, ou quando o gato não é tratado, podem levar a convulsões.

Falências internas

Os gatos apresentarão uma forte dor abdominal causada pelo ibuprofeno. Para determinar a extensão dos danos ou confirmar a presença do medicamento, exames sanguíneos podem ser realizados. O exame indicará anemia se o ibuprofeno estiver presente no organismo do animal — um sinal que denuncia a falência renal ou sangramento de úlceras.

Tratamento

Se o gato consumiu o ibuprofeno cerca de duas horas antes de sua descoberta, o carvão ativado pode neutralizar os efeitos. Se o animal for hospitalizado depois de duas horas — embora o dano possa ser grave demais após 12 horas sem atenção médica — o veterinário provavelmente recomendará medicamentos, incluindo sucralfato, cimetidina e famotidina, e a ingestão contínua de líquidos. Os danos ao estômago podem ser reversíveis se as úlceras não tiverem penetrado seu revestimento. Tipicamente, a cirurgia só é necessária quando as úlceras queimam as paredes estomacais. É provável que o animal precise ficar hospitalizado por alguns dias em todos os casos. No entanto, o enfraquecimento dos rins pode ter efeitos mais permanentes. Exames de sangue determinarão o progresso da recuperação do gato.

Prevenção

O ibuprofeno só deve ser consumido por humanos. Nunca compartilhe os medicamentos com qualquer tipo de animal. Mantenha todos os remédios dentro de um armário ou guardados em um local onde os animais de estimação não possam alcançá-los. Rotule corretamente todas as pílulas. Garanta que os medicamentos sejam imediatamente colocados em seus locais de armazenamento após o uso.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media