×
Loading ...

Quais os efeitos da luz negra no olho humano?

Depois que foi inventada, a luz negra passou a ser usada em diversos estabelecimentos. Casas noturnas, kits de investigação de cenas de crimes, luminárias de mesa e até mesmo jogos, como o laser tag, incorporaram esse tipo de luz. A exposição direta e prolongada a ela pode afetar sua visão.

A exposição direta e prolongada à luz negra pode afetar sua visão (Creatas/Creatas/Getty Images)

O que é a luz negra

A luz negra é um tubo de luz fluorescente com um revestimento na parte interna do vidro. Essa camada barra a luz, deixando que apenas algumas frequências sejam vistas, como violeta ou azul escuro.

Loading...

Radiação

A luz negra quase não é vista pelo olho humano e os tubos fluorescentes parecem ter uma tonalidade roxa escura com frequência. No entanto, a maioria das ondas de luz emitidas são ultravioletas (UV) ou perto dessa gama, que é invisível a olho nu.

Truque

Apesar da radiação UV da luz negra não poder ser vista, há certas cores e pigmentos que a absorvem e refletem de volta para o olho humano. É esse reflexo que faz com que certas coisas brilhem quando expostas à luz negra.

Perigos

Olhar diretamente para uma luz negra expõe os olhos à radiação que ela emite. Uma exposição pequena em um lugar de lazer não é motivo de preocupação, mas a exposição prolongada pode resultar em danos para os olhos, como degeneração macular.

Segurança

Se você estiver preocupado com o perigo da luz negra, pode usar óculos com lentes amarelas por segurança. Eles impedem que as ondas de luz violeta e azul escura danifiquem os olhos e são usados por profissionais que trabalham com luz UV.

Loading...
Loading ...
Loading ...