×
Loading ...

Quais são os efeitos negativos de ser adotado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos filhos adotivos crescem e se tornam membros da sociedade saudáveis e felizes. Uma probabilidade existe, no entanto, de que qualquer criança adotada possa sofrer alguns efeitos negativos como resultado. Esses vão desde efeitos psicológicos a físicos. Embora esses efeitos não sejam certos de acontecer, é aconselhável estar ciente dos problemas potenciais que uma criança adotada pode enfrentar se a adoção é uma opção que está considerando.

Uma adoção traz alegria, mas outras preocupações também precisam ser levadas em consideração (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Abandono

Quando uma criança descobre que foi adotada, é possível que ela sinta-se abandonada por seus pais biológicos, criando problemas potenciais para toda a vida. As pessoas que têm problemas de abandono, por vezes têm dificuldades para formar relacionamentos saudáveis com os outros. Os problemas de abandono carregam um risco de depressão e aumentam durante momentos de estresse na vida de uma pessoa, como na adolescência.

Loading...

Histórico médico familiar

Quando uma criança cresce e começa a consultar médicos regularmente, muitas perguntas serão feitas sobre os antecedentes médicos de sua família. Infelizmente, as crianças adotadas muitas vezes não têm essa informação disponível, especialmente quando uma adoção fechada ocorreu. Embora as agências de adoção tentem fornecer algumas dessas informações para os pais, em alguns casos isso não é possível. As habilidades dos médicos para cuidar de um paciente são limitadas quando o histórico médico familiar não está disponível.

Problemas de disciplina

Quando uma criança sabe que ela foi adotada, a questão pode surgir em discussões. Isso cria um desafio disciplinar para os pais e para as crianças. O argumento de uma mãe ou pai não ser o verdadeiro pai é um que precisa ser rapidamente negado. Às vezes, uma criança pode não ter a disciplina adequada quando ela é adotada. Os pais adotivos muitas vezes tentam ter filhos e não conseguem, levando a uma luta através de um longo processo de adoção. Isso faz com que os pais não sejam rígidos o suficiente no processo disciplinar.

Luto

Além do sentimento de abandono, a criança pode ter um sentimento de luto que também deve ser resolvido. Conforme a criança fica mais velha e ganha uma compreensão mais profunda de sua adoção ou a ouve pela primeira vez, ela pode passar por um processo de luto pela perda de sua família biológica. Para algumas crianças, isso também leva a um desejo de conhecer ou aprender sobre a família biológica se essa opção for disponível. Embora isso seja positivo para algumas crianças adotadas, outras se estressam durante o processo ou ficam frustadas se não é possível localizar os pais biológicos. Esse fracasso agrava ainda mais o processo de luto em algumas pessoas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...