Quais os efeitos da picada de uma aranha-marrom?

Escrito por anne ackerman | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os efeitos da picada de uma aranha-marrom?
Muitas espécies de aranhas são erroneamente identificadas como aranhas-marrom (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Aranha-marrom é o nome comum da espécie Loxosceles recluse. Ela possui uma marca característica acastanhada em forma de violino na região do abdômen e vive em lugares escondidos, evitando humanos. Embora não viva em residências, ela pode fazer ninhos em áreas isoladas, como armários escuros, porões, galpões e garagens. São espécies noturnas e não mordem a menos que sejam provocadas.

Outras pessoas estão lendo

Identificando a aranha-marrom

Outras espécies não venenosas são geralmente confundidas com aranhas-marrom. Se você não vive em regiões onde ela é comum, sua picada com certeza é de alguma outra espécie de aranha. As pernas da aranha-marrom se estendem por cerca de 3 cm, enquanto o tamanho do corpo mede em torno de 1 cm. São acinzentadas, marrom claras ou amareladas. Em muitas delas, as marcas semelhantes a um violino são leves. Diferente da maioria das aranhas, que possuem quatro pares de olhos, a aranha-marrom possui três pares.

Toxicidade da picada da aranha-marrom

Embora o veneno da aranha-marrom seja tóxico para seres humanos, nem toda a picada provoca uma reação. Os efeitos dependem da sensibilidade do indivíduo ao veneno e da quantidade de veneno injetada. A morte por veneno de aranha-marrom é rara, mas mesmo assim a picada pode ser dolorosa e a cura pode levar meses. Crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico fragilizado são mais vulneráveis a sintomas severos.

Sintomas da picada da aranha-marrom

O primeiro efeito da picada da aranha-marrom é geralmente uma sensação de queimação, apesar de muitas pessoas não sentirem a picada. Os sintomas começam a aparecer cerca de 8 horas depois. A área ao redor da picada pode ficar vermelha, podendo surgir uma bolha branca. A pele pode coçar ou queimar e surge uma grande lesão vermelha cercada por uma cor levemente azul, endurecendo a pele ao redor da picada. Sobre ela, se forma uma crosta, que pode acabar ficando preta. Pode haver a erupção de algumas lesões, deixando um buraco na pele, devido ao fato dela estar morrendo ao redor da lesão. Outros sintomas incluem mal estar generalizado, febre, náusea, dores de cabeça, estômago, juntas e cólicas musculares. Infelizmente, estes são sintomas de muitas outras doenças, então é necessário consultar um médico em caso de suspeita de picada de aranha. Pesquisas mostram que até 80% das "picadas de aranha" são atribuídas a outras causas. A única maneira de saber com certeza se foi mordido por uma aranha-marrom é testemunhar o momento da picada e capturá-la para identificação.

O que fazer a respeito de picadas de aranha-marrom

Se você foi mordido por uma aranha-marrom, procure imediatamente assistência médica. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menos severos serão os sintomas de picada. Tente coletar a aranha para identificação. Lave a área com água e sabão e administre os primeiros socorros, como colocar compressas geladas sobre a ferida para reduzir a dor e a inflamação e aplicar uma pomada antibiótica. Cubra a área com gaze. Em casos de reação severa, pode ser necessária a hospitalização. Não existia antídoto para a picada de aranha-marrom até 2011.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível