Quais os efeitos pós-tatuagem?

Escrito por jeanne pengelly | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os efeitos pós-tatuagem?
Cuidados pós-tatuagem adequados podem prevenir sujeiras e infecções perigosas e ajudam a preservar o desenho (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A popularidade das tatuagens continua a crescer. Ela não é mais propriedade de militares; pelo contrário, os desenhos permanecem intactos na sociedade americana padrão. "O status cultural da tatuagem tem evoluído de uma atividade antissocial dos anos 1960 até a tendência da moda dos anos 1990", escreve Hoag Levins, em um artigo de 1997 intitulado "The Changing Cultural Status of the Tattoo Arts in America". Mais importante do que nunca, então, é saber como cuidar do desenho após feito.

Outras pessoas estão lendo

Remova as bandagens a cada duas horas

O tatuador colocará uma bandagem plástica ou gaze sobre sua nova tatuagem, para proteger seu desenho e suas roupas. As bandagens plásticas são mais frequentemente usadas, pois são mais fáceis de remover e estão mais disponíveis no mercado. Remova a bandagem para arejar a região da tatuagem. Se você tiver uma bandagem de tecido sobre a tattoo, certifique-se de removê-la cuidadosamente, caso grude em áreas do desenho.

Lave a tatuagem com água morna e sabão neutro

Esse é um dos passos mais difíceis dos cuidados pós-tatuagem, mas é um dos mais importantes. Certifique-se de lavar a área com água fria ou morna. Use um sabonete neutro e não esfregue. Apenas dê leves palmadas para limpar o sangue seco. Seque com uma toalha limpa ou um papel-toalha. Você não deve precisar substituir a bandagem, mas se tiver qualquer vazamento da tatuagem, poderá colocar uma nova bandagem plástica sobre o desenho, para proteger roupas e lençóis.

Aplique creme

Aplique uma pomada cicatrizante neutra na tatuagem, em três ou quatro vezes por dia, por aproximadamente uma semana. As melhores pomadas para usar incluem a de vitaminas, a antibiótica, os cremes de cortisona, uma pomada de aloe vera ou mesmo uma pomada de tratamento para hemorroidas, como a Preparation H. Não utilize uma pomada que contenha lanolina ou gel de petróleo -- ambos podem causar manchas na tinta.

Não toque

A maioria das pessoas acha esta uma tarefa difícil, mas manter os dedos longe da tattoo é crucial. Pequenas cascas e placas de pele irão se formar, mas você não deve tocá-las, removê-las ou mesmo coçá-las. Isso prolongará o tempo de cicatrização do seu desenho consideravelmente e seus dedos podem levar bactérias ao local, que podem causar uma infecção.

Evite sol

O sol irá desvanecer sua tatuagem. Se precisar se expor ao sol, certifique-se de usar um protetor solar fato 30 ou maior. Aplique-o cuidadosamente sobre a tattoo e o resto do seu corpo. Você não precisa de uma maior quantidade de protetor solar sobre o desenho.

Sinais de infecção

Prevenir infecção é seu principal objetivo. Fique atento aos sinais que podem significar uma provável infecção: vermelhidão ou inchaço próximo à tatuagem depois de dois dias, estrias vermelhas saindo da área do desenho, pus escorrendo da tattoo, um cheiro ruim vindo da tatuagem e febre ou calafrios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível