Quais elementos além de boro estão no pó do sabão em pó?

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por ronaldo moretti
 Quais elementos além de boro estão no pó do sabão em pó?

Os elementos do sabão em pó não são facilmente identificados

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O pó do sabão em pó pode conter diversos ingredientes que afetam o usuário e o ambiente. O The Household Products Database, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, fornece informações sobre o produto coletadas de marcas de produtos e das Fichas de Dados de Segurança do Material, preparadas pelos fabricantes. Como o fabricante nem sempre lista todos os ingredientes químicos reais, substâncias cancerígenas e potenciais efeitos de saúde crônicos não são imediatamente identificáveis. Efeitos graves causados para a saúde são geralmente indicados para evitar problemas judiciais.

Outras pessoas estão lendo

Sabão em pó tradicional

Fórmulas de sabão em pó mais antigas contêm nonilfenol, tensoativo não iônico, usado para fornecer umectação e aumentar a detergência. Esse ingrediente é feito à base de petróleo não rapidamente biodegradável. Fosfatos em sabões em pó amaciam a água e ajudam na suspensão de partículas de sujeira. Fosfatos podem causar a formação de algas em lagos e lagoas, o que pode reduzir os níveis de oxigênio e sufocar as plantas. Silicato de sódio fornece a escovação alcalina, mas pode ser corrosivo para os olhos e pele. Ethylenediaminetetrsacetate (EDTA) controla a dureza, mas pode ser cancerígeno.

Branqueadores óticos

A maioria dos sabões em pó contém ingredientes rotulados como "branqueadores óticos". Esses são produtos químicos fluorescentes que realçam os brancos para que as roupas pareçam mais brilhantes e limpas. Os branqueadores convertem luz ultravioleta para uma luz azul e branco, fornecendo a ilusão de um branco deslumbrante para suas roupas. Esses branqueadores biodegradam lentamente e são tóxicos para algumas espécies de vida aquática.

Sabões em pó que não agridem o meio ambiente

Marcas mais novas não contêm fosfatos ou branqueadores óticos e não são tóxicas e biodegradáveis. Muitos produtos substituem tensoativos derivados de vegetais por produtos à base de petróleo. Um bom exemplo é a polyglycoside de alquila, tensoativo biodegradável derivado de ácidos graxos de milho ou beterraba. Outro tensoativo ecológico, etoxilados de álcool linear é produzido a partir de álcoois primários facilmente biodegradáveis. O citrato de sódio, formado por ácido cítrico e bicarbonato de sódio, amacia a água com segurança para a obtenção de melhores resultados de limpeza.

MSDS e divulgação do rótulo

Todas as formulações em pó usam o boro e pó de cozimento ou bicarbonato de sódio para controlar íons de dureza e fornecer um processo de limpeza mais eficiente. Outros ingredientes podem não ser tão facilmente identificados pelo usuário. Os rótulos do produto e MSDS podem listar itens não específicos como fragrância, agente de limpeza, protetor de cor, agente de suspensão de solo, amaciantes de água e agente de brilho de tecido. Efeitos agudos da exposição a algumas marcas são frequentemente listados como transitórios ou como resultado de contato prolongado.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media