Quais ervas daninhas causam inchaço em cabras?

Escrito por fred decker | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais ervas daninhas causam inchaço em cabras?
As cabras no pasto podem às vezes comer ervas daninhas que causam inchaço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As cabras são conhecidas na cultura popular como sendo os últimos onívoros, capazes de engolir qualquer coisa desde uma lata até roupas no varal. A realidade é muito diferente. Como ocorre com outros animais ruminantes como ovelhas e gado, a sua saúde pode ser facilmente afetada pelos alimentos que comem. O inchaço é um perigo comum, uma condição que impede a ventilação de gás por arroto ou flatulência dos animais. Ele pode ser causado por muitos fatores dietéticos, incluindo algumas ervas daninhas comuns.

Outras pessoas estão lendo

Serralha

Existem diversas variedades de serralha e elas são perigosas para os animais ruminantes, incluindo as cabras. A maioria dos ruminantes acha o gosto da serralha desagradável e a evitará quando a forragem for abundante, mas se forem mantidos no mesmo pasto por muito tempo eles serão menos exigentes. A mudança de forragem é uma parte importante da prevenção. A serralha seca no feno cortado para alimentação de inverno é tão perigosa como a serralha fresca, logo os campos de cultivo de feno devem ser cuidadosamente inspecionados para verificar a existência de serralha e outras espécies nocivas.

Larkspur

A larkspur é uma outra erva daninha comum que causa inchaço em caprinos. Infelizmente, ao contrário da serralha, os caprinos e outros ruminantes apreciam essa erva e se alimentam dela com gosto. A larkspur contém alcaloides poderosos, semelhantes ao efeito do curare, usado em dardos envenenados de zarabatana. Além de inchar, ela faz com que os animais fiquem intoxicados. Isso é responsável por um dos seus nomes alternativos, "erva tóxica". As toxinas são mais poderosas na primavera, quando a planta tem um crescimento precoce, e no final do verão quando ela vai para semente. Outros sintomas incluem baba, batimento cardíaco irregular e paralisia.

Cicuta venenosa

A cicuta venenosa é uma erva daninha que causa inchaço e que cresce ao longo de valas, canais de irrigação e habitats semelhantes. Ela é mais perigosa para animais de pastejo como cabras no início da primavera, quando outras forrageiras são esparsas e a cicuta está mais disponível. Ela se torna mais amarga no verão e causa menos problemas. Além de inchar, as cabras envenenadas de cicuta ficam visivelmente frias nas extremidades e permanecem tórpidas durante alguns dias antes de se recuperar. Os animais que sobrevivem nas primeiras dez horas geralmente se recuperam.

Trevos e outras forragens de alta proteína

Algumas variedades de trevo e alfafa são cultivadas deliberadamente por agricultores como forragem, enquanto outras variedades são ervas daninhas ou "voluntários" que crescem livremente no pasto. Todas essas proteínas presentes nas pantas de forragem são uma fonte potencial de inchaço, especialmente no início da primavera quando as cabras estão acostumadas a se alimentar de feno e outras forragens secas. Os altos níveis de proteína nas plantas interferem na capacidade dos animais de eliminar gás naturalmente. Dar bicarbonato de sódio para as cabras, ou fornecer-lhes quantidades equilibradas de forragens secas e pastagens, pode minimizar o risco de inchaço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível