×
Loading ...

Quais espécies de árvores são usadas para fazer papel?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O papel é feito a partir de uma variedade de espécies de árvores, incluindo árvores de madeira dura, como a bétula e o carvalho, e árvores de madeira macia, como o pinheiro e o abeto. A densidade da madeira determina a força e a textura do papel. Grande parte do papel produzido hoje é feito com uma mistura das fibras de madeira dura e macia, bem como materiais reciclados ou fibras de cânhamo.

Os pinheiros são usados ​​para criar papel forte e durável (pine-tree image by Maxim Prikhodko from Fotolia.com)

Bétula

As bétulas são árvores de madeira dura e folhas caducas. Várias espécies, como a bétula branca (Betula pubescens), são usadas para fazer papel. A polpa da madeira da bétula é composta de fibras curtas utilizadas para papel de escrita suave. As bétulas são de tamanho moderado e crescem, principalmente, em climas temperados. Historicamente, a casca dos troncos das bétulas era utilizada como papel. Hoje, a Rússia é um dos principais países que colhem bétulas.

Loading...

Carvalho

Os carvalhos são outra árvore de madeira dura utilizada na produção de papel. As polpas de várias espécies, incluindo o carvalho branco (Quercus alba), são utilizadas na fabricação de papel. Como nas bétulas, a polpa do carvalho tem fibras mais curtas, úteis para a criação de estoque de papel fino. O papel feito de madeira de fibra curta é mais macio e mais delicado do que o papel feito de madeira de fibra longa. Papéis à base de tecidos, normalmente, têm uma grande percentagem de madeira de fibra curta. De crescimento lento, os carvalhos são colhidos quando estão com pelo menos 20 anos de idade ou até atingirem 80.

Pinho

O pinho é uma árvore conífera e de madeira macia, cuja polpa tem fibras longas, necessárias para o papel forte e durável. Esse papel é mais grosso do que o feito a partir das madeiras de fibra curta. Os produtos de papel que contêm uma grande quantidade de fibras longas incluem madeira prensada e outros materiais de embalagem. O pinho branco ocidental (Pinus monticola) é uma espécie utilizada para a fabricação de papel. Essas árvores crescem mais rapidamente do que o carvalho e algumas variedades podem ser colhidas aos sete anos.

Abetos

O abeto é outra árvore de madeira dura utilizada por suas fibras longas. Elas crescem em regiões temperadas do norte e são árvores coníferas, produzindo caules que podem chegar a 60 m. Para a produção de papel, alguns abetos são cortados aos cinco anos de idade. O abeto da noruega (Picea abies) é uma espécie comumente usada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...