Mais
×

Quais são as especificações sobre os graus de pureza do nitrogênio?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O nitrogênio está disponível em várias classificações, com diferentes graus de pureza. O nitrogênio usado em soldagem contém a maior quantidade de impurezas, ao passo que o gás usado em experimentos de pesquisa é o mais puro. As impurezas típicas presentes no nitrogênio incluem oxigênio, dióxido de carbono e hidrocarbonetos, bem como o gás hidrogênio e água. Até mesmo o nitrogênio puro de classificação científica pode conter pequenas quantidades dessas impurezas.

Um dos nitrogênios usados em laboratórios de pesquisa, bem como na indústria, tem grau de pureza de 99,998% (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Grau de pureza para pesquisas científicas

O nitrogênio de grau de pureza para pesquisas é destinado para uso em experimentos científicos, nos quais até mesmo uma ligeira presença de outros gases ou água pode distorcer os resultados. As especificações para essa classe de gás nitrogênio permitem menos de 5 ppm de oxigênio, menos de 1 ppm de água, menos de 2 ppm de monóxido de carbono e dióxido de carbono e menos de 1 ppm de hidrogênio. O total de hidrocarbonetos não pode exceder 1 ppm e a pureza geral não pode ser inferior a 99,9995%.

Altíssima pureza

O nitrogênio de altíssimo grau de pureza também é normalmente usado em aplicações científicas. Não mais do que 2 ppm de oxigênio são permitidas nessa classificação. O total de hidrocarbonetos não pode exceder 0,5 ppm e a água não pode ultrapassar 1 ppm.

Classificação zero

O nitrogênio de classificação zero é o mais utilizado dentre os tipos de nitrogênio de alta pureza. A sua pureza mínima é de 99,998% e o seu teor total de hidrocarbonetos é de menos de 0,5 ppm, de acordo com fabricante e com o lote. São aceitáveis 2 ppm de monóxido de carbono e dióxido de carbono e 1 ppm de oxigênio e hidrogênio.

Classificação zero especializada

Os nitrogênios de alta pureza CEM e VOC são normalmente usados em testes de níveis de poluição. O nitrogênio de classificação CEM pode conter até 0,5 ppm de monóxido de carbono e gás oxigênio, menos de 1 ppm de dióxido de carbono, menos de 4 ppm de água e até 0,1 ppm de cada um dos gases nocivos, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos. O nitrogênio VOC contém menos de 0,05 ppm de monóxido de carbono e hidrocarbonetos e menos 0,5 ppm de dióxido de carbono, água e gás oxigênio.

Nitrogênio sem oxigênio

O nitrogênio sem oxigênio é destinado a requisitos científicos e de calibração, processos nos quais a presença de oxigênio causa resultados incorretos. Essa classificação se refere a todo nitrogênio que seja pelo menos 99,998% puro e não contenha mais de 1 ppm de oxigênio.

Pré-purificado e de alta pressão

O nitrogênio pré-purificado é pelo menos 99,998% puro. Ele pode conter até 5 ppm de água e oxigênio. O nitrogênio nesse grau de pureza é usado em aplicações de solda de precisão. O nitrogênio de alta pressão também deve ter pelo menos 99,998% de pureza e é destinado a processos industriais e equipamentos que precisem que o gás seja distribuído a dois mil quilos por centímetro quadrado de pressão.

Nitrogênio industrial e para soldagem

O nitrogênio para uso industrial e soldagem é tipicamente pelo menos 99,5% puro. Esse é o nitrogênio mais comum e mais barato disponível, e é frequentemente utilizado com outro gás, como árgon ou acetileno, para a soldagem. Nesse caso, a pureza não é uma preocupação tão grande quanto no nitrogênio usado para outras finalidades.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article