×
Loading ...

Quais são os fatores que afetam a resistência de um condutor elétrico?

Atualizado em 29 julho, 2018

Os materiais conduzem eletricidade, pois seus átomos e moléculas têm elétrons fracamente ligados. Se você aplicar uma tensão ao material, ele empurrará os elétrons soltos e uma corrente elétrica fluirá. Um condutor elétrico tem resistência, pois este fluxo não é perfeito; alguns materiais, como a prata e o cobre, conduzem melhor que outros, incluindo a borracha e o vidro. O formato, temperatura e outros fatores afetam a resistência elétrica.

Condutores finos não conseguem carregar grandes correntes elétricas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Temperatura

A eletricidade flui melhor quando os átomos em um condutor permanecem imóveis. Como o calor faz com que os átomos vibrem, ele aumenta a resistência. Geralmente, quanto mais quente um objeto se torna, mais resistência ele tem. Para alguns materiais, como o silicone, essa regra funciona de forma contrária; para uma certa gama de temperaturas, o calor reduz a resistência.

Loading...

Materiais

Os materiais com elétrons firmemente ligados, como o plástico e a madeira, são fracos condutores elétricos e têm alta resistência. Os cientistas não os consideram como condutores; ao invés disso, eles os chamam de "isolantes". Dentre os condutores, o carbono e o silício apresentam alta resistência. A resistência de metais, como o cobre e o níquel, é muito baixa.

Tamanho e formato

Condutores pequenos e finos apresentam maior resistência que os grandes e grossos, tanto que um tubo estreito resiste melhor ao fluxo de um líquido que um tubo de diâmetro largo. Os condutores para máquinas industriais poderosas de alta corrente são muito maiores que aqueles de baixa potência de eletrônicos de consumo. O filamento do bulbo de uma luz incandescente é um fio muito fino destinado a produzir calor através da alta resistência elétrica.

Corrente

Idealmente, o valor da corrente não afeta a resistência em um material. Na prática, porém, os materiais se tornam quentes com o aumento da corrente elétrica, aumentando a resistência. Os cientistas chamam esta resistência de não-ôhmica. Componentes eletrônicos chamados "resistores" apresentam uma resistência constante para uma série de correntes, embora estes também esquentem quando forçados a carregar uma corrente excessiva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...