Saúde

Quais são os fatores que causam o intemperismo físico?

Escrito por michael mason | Traduzido por paula belchior
Quais são os fatores que causam o intemperismo físico?

Rochas expostas são suscetíveis a intempéries

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O termo "intemperismo" não deve ser confundido com a "erosão". Intemperismo é a desagregação e alteração posterior de rochas e minerais, que são encontradas na superfície da Terra ou perto dela em materiais que estão em mais em equilíbrio com as condições ambientais locais. Três condições podem causar o intemperismo, os fatores que afetam essas mudanças podem ser químicos, físicos ou biológicos.

Outras pessoas estão lendo

Intemperismo químico

A maioria dos minerais e rochas são formados nas profundezas da crosta terrestre em condições de extrema pressão e temperatura. Na superfície da Terra, eles se encontram em condições completamente novas, ou seja, baixa pressão e temperatura, presença de água, oxigênio e outros elementos e compostos. Uma das principais causas de desgaste químico é a oxidação dos minerais. Outros fatores incluem hidrólise química, lixiviação, carbonatação, desidratação e até a dissolução completa de um mineral.

Intemperismo físico

O desgaste físico pode causar o desenvolvimento de juntas, fendas espaçadas uniformemente ou fraturas sem deslocamento. Esses podem ser formados como um resultado da expansão e contração devido à temperatura extrema ou mudanças de pressão. As causas típicas seriam incêndios florestais ou desabamento de rochas sobrepostas devido à erosão. A formação conjunta pode ser agravada pelo crescimento de cristais, geralmente de gelo ou cristais de sal, no fundo das articulações de uma rocha. O crescimento de cristais é capaz de exercer uma força tremenda que amplia ainda mais uma rachadura ou fissura.

Intemperismo biológico

Os organismos da superfície, tais como bactérias e líquens vivem na superfície das rochas, alimentando-se dos minerais da rocha e assim alterando a superfície, deixando-a mais vulnerável à erosão. Os organismos maiores podem estender as raízes profundamente em rachaduras ou fissuras, ampliando-as e deixando as superfícies expostas mais propensas a outras formas de intemperismo e erosão. Alguns organismos produzem quelatos, que podem penetrar e decompor minerais e rochas, removendo os cátions metálicos. Os organismos também podem alterar o pH do solo, deixando as rochas expostas propensas aos efeitos de ácidos fracos, tais como o ácido carbônico.

Os produtos do intemperismo

Vários efeitos podem ocorrer como resultado do intemperismo das rochas da superfície. A superfície que sofreu intemperismo pode perder completamente os elementos ou compostos específicos. A superfície pode ser alterada por meio da adição de elementos ou compostos. O resultado da resistência geralmente consiste em ambas as substâncias quimicamente inalteradas e alteradas. A substância inalterada mais comum é o quartzo. A maioria das substâncias alteradas se tornarão compostos simples que serão dissolvidos na água e transportados para longe ou serão libertados para a atmosfera como um gás. Alguns podem ser absorvidos pelas plantas como nutrientes e outros podem tornar-se pequenas partículas, formando o componente de argila.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media