×
Loading ...

Quais são os fatores que contribuem para o desenvolvimento econômico?

Atualizado em 17 abril, 2017

As chaves para o desenvolvimento econômico variarão de país para país, de região para região. Cada país atingiu seu nível econômico atual desenvolvendo seus próprios recursos, forças e responsabilidades. Com isso em mente, cada um deles deve decidir como alocar esses recursos e dar os passos seguintes rumo ao desenvolvimento econômico. No entanto, há certos fatores cruciais para o desenvolvimento básico da economia nos quais é importante progredir.

De acordo com o Banco Mundial, o produto interno bruto, em 2010, cresceu 2,7% (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Educação

A educação é uma das chaves para o desenvolvimento econômico. Quanto mais educada é uma força de trabalho, mais atrativa ela é para os empregadores. Uma força de trabalho mais educada pode também almejar salários mais altos, o que ajuda a estimular a atividade econômica geral. Além dos benefícios econômicos diretos, há benefícios indiretos como a melhoria da saúde pública, e uma melhor compreensão dos líderes públicos de como utilizar os recursos com eficiência.

Loading...

Infraestrutura

Infraestrutura econômica e social são ambas fatores importantes para o desenvolvimento econômico básico. A infraestrutura econômica física inclui fábricas, rodovias, pontes, portos e outras coisas que permitem que as pessoas movimentem os bens e os mercados. A infraestrutura econômica também inclui coisas como bancos e outras instituições que podem ajudar a gerar capital e a facilitar as transações financeiras. A infraestrutura social também é importante, mas é geralmente desprezada. Ela inclui elementos básicos de uma sociedade civil como governos estáveis locais e nacionais e instituições que ajudem a organizar a sociedade a avançar em seus interesses.

Recursos

Os recursos básicos são essenciais para a economia se desenvolver. Caso um grupo de pessoas fundasse um país no meio do deserto, eles achariam o desenvolvimento econômico muito difícil, a não ser que tivessem grande quantidade de capital ou uma variedade de recursos naturais debaixo da areia. Em muitos casos, recursos naturais se referem à água, à terra cultivável, ao petróleo ou a minerais valiosos. Entretanto, os recursos não se limitam a produtos naturais que possam ser colhidos e vendidos. Uma mão de obra instruída e uma boa infraestrutura também são bons recursos. A terra em si pode ser um recurso no caso do turismo, caso haja capital para construir resorts, parques temáticos, campos de golf e outras atrações.

Capital

O capital, para esses propósitos, significa dinheiro. Para se dar os passos básicos para o desenvolvimento dos recursos, avançar na educação ou construir infraestrutura, deve haver uma quantidade de dinheiro para custear. Claro, o uso efetivo desse capital ajudará a determinar se ele contribuirá ou não para o desenvolvimento econômico a longo prazo. A ideia essencial, no entanto, é que uma quantidade de capital deve estar disponível para que haja o desenvolvimento econômico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...