Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?

Escrito por belinda tucker | Traduzido por josé fabián
Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?
A concorrência exige que as empresas se destaquem com inovações (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O sucesso de um negócio é bastante influenciado por diferentes fatores internos e externos. Embora seja praticamente impossível controlar as forças externas, como a situação econômica mundial e a disponibilidade de capital, a gerência deve guiar e inspirar as operações internas para assegurar uma posição competitiva no mercado. A adaptabilidade e a inovação são cruciais para ganhar espaço e manter a rentabilidade em climas econômicos flutuantes.

Eficiência operacional

Ser competitivo em um mercado global requer um produto ou serviço inovador, um preço justo e um excelente plano de marketing. Para atingir esses objetivos, precisa-se de eficiência operacional para manter o preço competitivo. Um negócio bem administrado incorpora um objetivo compartilhado para inspirar o espírito de cooperação entre departamentos. A liderança dinâmica é fundamental para que um negócio faça sucesso em tempos difíceis. Os gerentes financeiros asseguram a disponibilidade de fluxo de caixa para pagar salários e despesas adicionais. A gerência de marketing cria ingressos por ventas ao desenvolver formas criativas e eficientes de ganhar clientes. Para completar a equipe, o setor de Recursos Humanos recruta os profissionais qualificados necessários para conduzir o negócio.

Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?
Eficiência operacional (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Viabilidade comercial e inovação

Os clientes esperam valor. Armado com acesso a dados e informações de produtos, o cliente de hoje demanda inovação e um atendimento eficiente. Os preços e características podem ser comparados facilmente na internet, mesmo desde um celular. Esse nivel de informação força as empresas a se tornarem máquinas de marketing transparente. Com revisões constantes de novos produtos entre amigos, os clientes se expressam através de Facebook e Twitter, espalhando elogios e terríveis críticas a uma velocidade impressionante. Por esses motivos, a habilidade de uma empresa para vender bem um produto determina o sucesso de maneira muito rápida e definitiva.

Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?
Viabilidade comercial e inovação (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Fatores econômicos

Não tem fator externo que afete um negócio mais do que as condições econômicas. Quando os juros são altos e o capital é caro de adquirir, as empresas podem parar de se expandir. Por outra parte, os juros baixos estimulam o crescimento e a inovação. Quando o capital é escasso, a economia geralmente responde se contraindo, pois as empresas começam a acumular reservas para encarar recessões. Uma política de juros favorável, de maneira similar, alimenta a expansão econômica e permite contratar e crescer. Os líderes empresariais modificam rapidamente os planos otimistas quando os juros aumentam; essa ênfase em juros baixos é o motivo pelo qual os municípios frequentemente oferecem quedas nas taxas por vários anos, em troca da relocalização de uma empresa para dentro da área. As taxas de câmbio também influenciam nas decisões de gestão de negócios. Com o mercado global expandindo-se anualmente, as cotações podem estimular ou desestimular o crescimento da empresa. Por exemplo, quando o déficit no comércio dos Estados Unidos com a China atingiu níveis históricos em 2011, alegações de uma moeda chinesa altamente desvalorizada deixou muitos estadunidenses furiosos, pois as empresas do país oriental acabaram prejudicando os preços daquele.

Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?
Fatores econômicos (Andrew Burton/Getty Images News/Getty Images)

Concorrência

A concorrência modela o terreno de negócios, pois os executivos criam estratégias baseando-se nas ações de outras empresas. Ganhar participação no mercado é o objetivo de todo executivo ao contemplar o próximo encontro trimestral com os acionistas. A forma óbvia de atingir esse fim é roubar a quota de uma empresa menor da concorrência, usando técnicas como o aumento de orçamentos promocionais para superar as vendas ou o estabelecimento de um preço artificialmente baixo em um produto para obter mais clientes. Essa estratégia é usada por muitas empresas grandes para eliminar a concorrência.

Quais os fatores internos e externos que afetam uma empresa?
Concorrência (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível