Quais folhas são o alimento preferido do bicho-da-seda?

Escrito por samantha laros | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais folhas são o alimento preferido do bicho-da-seda?
As larvas de Bombyx mori produzem a seda da melhor qualidade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A mariposa Bombyx mori passa a vida inteira sem voar ou enxergar; sua única função é botar ovos. Durante um período de quatro a seis dias, a mariposa bota cerca de 500 ovos, e logo depois ela more. Os 500 ovos, que coletivamente pesam cerca de 56 g, produzem as larvas de Bombyx mori, comumente conhecidas como bichos-da-seda. Os bichos-da-seda são colhidos por humanos por causa de seus casulos, que são feitos com fios que podem ser tecidos para formar a seda. São necessários cerca de 30 mil bichos-da-seda para produzir 5,5 kg de seda pura.

Outras pessoas estão lendo

Folhas de amoreira

Antes que os bichos-da-seda se tornassem principalmente domesticados, eles se alimentavam de folhas de amoreira encontradas na natureza. As amoreiras são nativas da Ásia e cultivadas na Califórnia. Elas são decíduas e florescem apenas no final da primavera, no verão e no começo do outono. Depois de arrancadas, as folhas permanecem frescas na geladeira por cerca de cinco dias. Para alimentar bichos-da-seda, extraia algumas folhas de uma árvore e coloque-as dentro do habitat do bicho-da-seda. Se você colocar as larvas diretamente na árvore, corre o risco de que elas sejam comidas por pássaros ou outros predadores.

Folhas de laranjeira-de-osage

A laranjeira-de-osage é uma parente distante da amoreira e da figueira, e pode ser dada como alimento aos bichos-da-seda se folhas de amoreira não estiverem disponíveis. A árvore, nativa do Arkansas e de partes do Texas, produz frutas cor de laranja e recebeu seu nome dos índios Osage, que um dia habitaram a região do rio Arkansas. A árvore pode atingir 15 metros de altura. Como a amoreira, o método mais seguro de dá-la como alimento aos bichos-da-seda é remover as folhas da árvore e colocá-las num habitat controlado.

Alimentos sintéticos

Alimentos sintéticos para bichos-da-seda são feitos de folhas de amoreira moídas e estão disponíveis para compra em áreas onde estas plantas podem não crescer naturalmente e durante os meses em que elas não estão em flor. Este alimento vem na forma de um pó. Para dá-lo aos bichos-da-seda, água é acrescentada à mistura, que pode ser aquecida no micro-ondas. Depois de adicionar a água, o alimento pode ser armazenado na geladeira por cerca de um mês. Alimentos sintéticos também podem conter corante, que faz com que as larvas produzam fios coloridos.

Criando bichos-da-seda

Ao criar bichos-da-seda, alimente-os com a frequência que puder – as larvas podem viver por cerca de uma semana sem comer. Quanto maior a frequência com que você alimentar as larvas, maiores elas ficarão e mais seda produzirão. Lave as mãos com cuidado antes de tocar os bichos-da-seda e seu alimento para evitar complicações bacterianas. Mantenha o habitat das larvas a cerca de 25 graus Celsius e remova a tampa caso a condensação se forme no topo ou na pilha de comida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível